• Carregando...

São Paulo (Folhapress) – "De que forma o samba poderia conversar com a história do cinema e do negro?’’, questiona Hilton Lacerda, que, ao lado de Lírio Ferreira, foi à Mangueira para filmar Cartola, documentário em finalização, que deve estrear em 2006. Para chegar à resposta, foi realizada uma longa pesquisa iconográfica, que reuniu imagens do sambista e de filmes dos quais ele participou. O trabalho incluiu entrevistas com familiares, e um pequeno mangueirense, Marcos Paulo, tratou de interpretá-lo, de forma simbólica.

"O filme começa com o nascimento dele, em 1908, praticamente junto com a primeira idéia que se tem de samba. E vai avançando com a vida do Cartola e os acontecimentos históricos. Ele bebia e fumava alucinadamente, tinha um senso de amor esquisito e um comportamento elegante’’, define Lacerda.

Outro diretor que resolveu retratar a vida de um grande ícone do samba carioca é Ricardo Van Steen, que assina o longa Noel Poeta da Vila. Trata-se de uma ficção inspirada na biografia escrita por João Máximo sobre a vida de Noel Rosa. No papel-título, está o ator Rafael Raposo, que contracena com Camila Pitanga. Ela interpreta Ceci, a dançarina que foi amante do compositor.

"Gostei de filmar a vida do Noel, porque ele tinha uma moral muito parecida com a minha. Ele era um tipo que estava preocupado em ser malandro sem ser criminoso’’, brinca Van Steen, que optou por fazer um recorte na vida do cantor que retratasse suas grandes músicas. O filme, que também sai em 2006, terá 27 canções de Noel, com arranjos feitos pelo maestro Felipe de Lima e pelo produtor Arto Lindsay. Também terá Supla, que interpreta Mário Lago, e o cantor Otto.

Em São Paulo, no popular bairro do Bexiga, toma forma um outro projeto. O Movimento Bixigão, que pretende ensinar crianças do bairro a tocar samba, será retratado em um documentário que está sendo dirigido por Tommy Pietra. "Como o filme é sobre o samba no Bexiga, a escola de samba Vai-Vai aparecerá bastante, mas o documentário não é só sobre a escola. É sobre os grandes sambas do Bexiga, inclusive os da Vai-Vai’’, enfatiza.

Para o documentário, o diretor está entrevistando sambistas, como Geraldo Filme, Fernando Penteado e Candinho. "Vai ser gravado um disco com esses sambas, baseado em um show que acontecerá no Teatro Oficina’’, revela Pietra, que registrou todo o percurso da Vai-Vai no Carnaval 2005, além das aulas de bateria mirim e da entrega dos sambas-enredo para o próximo Carnaval.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]