• Carregando...

Personagem clássico das histórias em quadrinhos, Corto Maltese vai finalmente ter todas as suas aventuras publicadas no Brasil. A criação do desenhista Hugo Pratt está sendo reeditada no país pela recém-criada editora Pixel Media, parceria entre a Ediouro Publicações e a Futuro Comunicação (de André Forastieri e André Martins, que eram da Conrad, especializada em quadrinhos).

A Balada do Mar Salgado (176 págs, R$ 33), primeiro volume de uma série de 14 livros de Corto Maltese que serão lançados até meados de 2008, já está disponível nas livrarias e comic shops. "Existe a possibilidade de lançarmos ainda um 15.º volume, que marca o encontro entre Corto Maltese e o Pequeno Príncipe", informa Rodrigo Fonseca, consultor da Pixel. Ele foi o responsável pela longa negociação que permitiu o retorno do personagem ao Brasil depois de quase duas décadas. "Iniciamos o contato com os detentores dos direitos autorais na Feira de Quadrinhos e Literatura Infanto-Juvenil de Bologna, em abril do ano passado. As conversas se estenderam por oito meses", confirma.

O foco principal da Pixel serão os quadrinhos autorais. Um dos critérios de escolha de material será a importância de seu autor para a história do gênero. "Por isso, nossa primeira escolha recaiu sobre Hugo Pratt, que revolucionou o mundo dos quadrinhos. Ele foi um pesquisador, apresentando histórias diferenciadas que não caem no maniqueísmo dos heróis tradicionais", explica Fonseca.

O próximo autor a ser publicado pela editora será o cultuado Mino Manara, conhecido por seus desenhos eróticos – o primeiro título do italiano previsto é Gullivera, uma versão feminina da história de Gulliver, ainda sem data de lançamento definida. Nos títulos de banca, a Pixel está lançando Spaw, de Todd McFarlane, continuando as histórias do personagem a partir do ponto em que pararam na outra editora que o publicava.

A revista Star Wars, que era editada pela Ediouro, passa a ser da Pixel e começa ser vendida agora apenas em livrarias, confirmando o bom momento de mercado da área, que nos últimos anos vem ganhando grande espaço nas lojas mais comerciais do ramo, com estandes próprios. "Os quadrinhos também passaram a ser foco das grandes livrarias, estão saindo do gueto, conquistando novos leitores", diz o consultor.

Corto e Pratt

Corto Maltese foi criado pelo veneziano Hugo Pratt em 1967, sendo publicado em capítulos na revista italiana Sgt.Kirk. Em 1970, depois do cancelamento da publicação, Pratt (morto em 1995) se mudou para Paris e lançou histórias curtas do personagem no semanário francês Pif Gadget. Alguns anos depois, esse material foi reunido e lançado com sucesso em quatro álbuns, o que levou Corto Maltese a figurar em importantes revistas européias.

Corto Maltese é um marinheiro que viaja por várias partes do mundo – incluindo a Amazônia –, vivendo grandes aventuras e perigos. Sua principal característica é o senso de justiça, sendo pirata para alguns e herói para outros. O Trópico de Capricórnio, segundo volume da série da Pixel, tem previsão de lançamento para maio deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]