• Carregando...
Vanessa da Mata se apresenta pela primeira vez no Guairão, onde canta o sucesso “O Tal Casal” | Divulgação
Vanessa da Mata se apresenta pela primeira vez no Guairão, onde canta o sucesso “O Tal Casal”| Foto: Divulgação

Silhuetas de objetos vão vestir de preto e branco o Guairão para o show Bici­­cletas, Bolos e Outras Alegrias (confira o serviço completo do show). Vanessa da Mata vem a Curitiba para estrear neste sábado (30) a turnê de seu quarto disco, cercada pelo universo das "coisas". Foi a maneira da diretora artística e cenógrafa do espetáculo, Bia Lessa, interpretar a personalidade da cantora.

"A Vanessa é uma poeta cronista. Fala do cotidiano com muita propriedade. Portanto, a tentativa de todo cenário é levar esse cotidiano concreto para a cena", diz Bia, que em março apresentou For­­mas Breves, seu retorno ao teatro, no Festival de Curitiba.

"Ela é uma pessoa completamente do interior e cosmopolita, ao mesmo tempo muito brasileirinha e universal, pop. Queria que tivesse tudo isso no show", completa a diretora.

Vestida também de preto ou branco, Vanessa canta novos (e futuros) sucessos, como "O Tal Casal", o primeiro single e uma das faixas mais românticas do álbum, no qual ela assina sozinha dez das 12 composições. As outras duas são parcerias com Gilberto Gil ("Quando Ama­­nhecer") e o africano Lokua Kanza ( "Vá").

Além de canções apaixonadas, a cantora entoa composições inspiradas por eventos e coisas do cotidiano. "Fiu Fiu" fala da expectativa feminina de emagrecer, repensada quando passa por uma construção. Em "Bolsa de Grife", o tema é a frustração com o objeto caro que prometia felicidade. "Bicicletas, Bolos e Outras Ale­­grias" lembra a sobremesa feita com fubá pela avó.

"Cada objeto pode ser aquele objeto apenas ou pode transcender. O bolo está ligado à afetividade. A bolsa, ao consumismo. As pessoas esperam que uma grife sustente o ego, uma segurança que elas não têm. É autoafirmação", comenta Vanessa.

Ela define seu disco como uma "vontade de felicidade" numa "realidade com vários percalços". Sua receita para não sucumbir? Colocar humor na dramaticidade.

A direção musical do show, como do disco, ficou a cargo de Kassin. Não foi grande o desafio de transportá-lo para o palco, uma vez que já havia sido gravado "ao vivo" no estúdio pela banda, formada pelo próprio Kassin, no baixo; Gustavo Ruiz e Maurício Pacheco, nas guitarras; Donatinho, nos teclados; e Stephane San Juan, na bateria. Eles tocam também, é claro, os "hinos" da musa matogrossense: "Ai Ai Ai", "Boa Sorte", "Amado" e "Não Me Deixe Só".

Em Curitiba, Vanessa já se apresentou no Teatro Paiol, quando ainda não gozava de tamanha popularidade. Atraiu 30 espectadores no primeiro dia e lotou o espaço no seguinte. Depois, voltou para cantar no Teatro Fernanda Montenegro e, finalmente, no Positivo. Neste sábado, pela primeira vez, ela encara a plateia do Guairão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]