• Carregando...

Rio de Janeiro (Folhapress) – Eduardo Lages levou 28 anos para fazer uma pergunta a Roberto Carlos: "Posso gravar um disco com músicas suas?". Quando fez, imaginou que fosse ouvir uma das respostas mais conhecidas do Rei: "Vou pensar" – algo que pode levar meses, até anos. Mas teve uma surpresa. "Passei muito tempo vendo Roberto se recusar a liberar músicas. Não tinha coragem de pedir. Quando pedi, ele disse: ‘Você merece. Faz que vai ficar bonito’. Aí a responsabilidade aumentou. Fiz um disco para ele ouvir e gostar", conta o músico.

A rapidez da resposta real sublinha a demora da pergunta. Afinal, Lages é, desde 1977, o "maestro do Rei", como é conhecido e como chegou a pensar em batizar o primeiro CD que leva seu nome, afinal chamado de Emoções (Sony & BMG/Som Livre). "Proposta", "Se Você Pensa", "Café da Manhã", "À Distância", "Amada Amante", "Olha" e "Cavalgada" são algumas das músicas gravadas por Lages ao piano com participação de 50 músicos. "Eu me acostumei em ser o ‘maestro do Rei’. Não me incomoda em nada, muito pelo contrário. Mas é claro que eu gostei de fazer um disco como Eduardo Lages", diz ele, arranjador, hoje, de 90% das canções gravadas por Roberto.

No vôo solo, o maestro não se desligou do Rei. A possibilidade de gravar um CD com suas próprias composições não o motivou artística nem objetivamente. "Tenho 19 músicas gravadas pelo Roberto e mais umas cinco só. Sou um compositor de uma música por ano. Então, não justificaria gravar um CD com esse repertório", explica pragmático.

O lado sonhador do maestro se manifesta no desejo de gravar outros discos instrumentais com a obra do Rei ("Se pudesse, faria uns três por ano") e iniciar logo uma temporada de apresentações. No show, ele quer contar histórias vividas com Roberto. "Teve um show no México em que eu precisava avisar algo ao Roberto. De costas para o público, fui chegando para trás, para trás, até que... bum! Caí em cima daquelas mulheres que ficam no gargarejo. Foi a minha sorte, porque elas eram fortinhas e amorteceram. O show parou e o Roberto ria muito", exemplifica.

Mas é claro que nem todas as histórias podem ser contadas. Compadre de Roberto – que batizou sua filha Cristine, de 25 anos – e assumido amigo do Rei, ele procura ser discreto ao falar do cantor, o que não trava uma ponta de lamento. "Roberto vive trancado em casa, no estúdio, não sai à noite. Eu sinto muito por ele, porque existem vários amigos que, como eu, gostariam de estar mais próximos, conviver mais. Há épocas em que só o vejo no palco ou no estúdio. Mas no estúdio é algo tenso, porque, como ele é uma pessoa perfeccionista, o clima pode ser enlouquecedor para qualquer um que está ali", diz ele.

Na juventude, Lages fez um pouco de tudo: estudou piano clássico, formou um grupo de twist, tocou na igreja e no bordel – aos domingos tinha que sair antes de acabar a missa para chegar a tempo de embalar a dança das meninas –, em bares e boates, lançou músicas em festivais, integrou o MAU (Movimento Artístico Universitário, ao lado de Ivan Lins, Aldir Blanc, Gonzaguinha e outros) e fez vinhetas para a TV Globo, até assentar-se como o "maestro do Rei".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]