• Carregando...

São Paulo (Folhapress) – É reconfortante notar que, depois da (ainda duradoura) invasão das animações japonesas, a cultura de outros países asiáticos começa a aparecer em quadrinhos por aqui. A bola da vez é a distante e – de uma perspectiva ocidental – exótica Malásia, que surge representada para os leitores brasileiros no álbum O Menino do Kampung, do cartunista Mohammad Nor Khalid. (Conrad, 152 págs.; R$ 35).

A obra é de 1979, escrita quando Lat (pseudônimo pelo qual Khalid é mais conhecido) era um jovem de 28 anos já bastante reconhecido em seu país – sua carreira de cartunista começara aos 13 anos e ele trabalhava no New Straits Times, o maior diário de língua inglesa da Malásia (que faz parte da Comunidade Britânica).

Em O Menino do Kampung é contada a história do garoto Mat Som desde seu nascimento até o momento em que deixa seu kampung (vilarejo) nas selvas da Malásia para estudar em um internato na cidade de Ipoh.

Lat se baseou em sua própria biografia para criar a história de Mat, nascido no pequeno povoado no interior da selva, no coração do maior distrito de mineração de estanho do mundo.

Ele registra as tradições malaias – como os presentes que seu pai dá à sogra quando o garoto nasce: um frango assado, um prato de arroz amarelo e um sarongue estampado – que lhe são transmitidas desde seu nascimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]