• Carregando...
Lázaro Ramos e Pedro Fonda em cena de "O Cobrador" | Divulgação/Festival de Cinema de Gramado
Lázaro Ramos e Pedro Fonda em cena de "O Cobrador"| Foto: Divulgação/Festival de Cinema de Gramado

Aficionados do seriado de tevê Os Simpsons esperaram por pelo menos uma década para, a partir de hoje, entrar em um cinema e ver um longa-metragem com a família campeã de audiência, protagonista de um programa que está no ar há 18 anos.

No início de Os Simpsons – O Filme, estréia de hoje mais-que-aguardada, os personagens assistem a uma versão de Comichão e Coçadinha, o desenho animado favorito de Bart e Lisa, na tela grande. A certa altura da sessão, Homer se levanta e reclama por ter pago para ver uma coisa que passa "de graça na televisão". Ele se vira para o público do cinema (o do filme e o de fora dele) e, apontando o dedo, diz: "Você são otários".

A piada tem alvo certo. Afinal, todo mundo que comprar um ingresso para Os Simpsons, vai pagar para ver algo que passa "de graça" na tevê. A Fox, dona da marca, demonstrou interesse em criar um filme já em 1997, quando registrou o domínio "Simpsonsmovie.com" na internet.

Segundo o site Internet Movie Database, o roteiro do filme teve 158 versões. Ao contrário do que acontece com superproduções de Hollywood, cujas histórias recebem vários tratamentos de roteiristas diferentes – o que acaba transformando o filme numa terra de ninguém –, a história que os Simpsons protagonizam no cinema foi retrabalhada pelo mesmo grupo de escritores do seriado.

Além do criador Matt Groening e do produtor James L. Brooks, a equipe conta com outros 13 profissionais.

Eles chegaram ao enredo em que Homer, depois de adotar um porco (de longe, a situação que gera as melhores piadas do filme), não sabe mais o que fazer com as fezes do bicho, estocadas em um tanque no jardim de casa. Disposto a dar um destino para o tanque (cheio até a boca), ele acaba jogando-o dentro do rio local.

A impacto ecológico do cocô transforma Springfield em uma ameaça aos EUA e ao mundo. O presidente americano Arnold Schwarzenegger decide isolar a cidade com uma redoma de vidro. Culpado por gerar a catástrofe, Homer vai assumir a responsabilidade de salvar Springfield.

Os Simpsons – O Filme funciona como se tivessem costurado quatro capítulos da série em um só. O próprio desenho brinca com isso quando, num trecho crucial, a tela escurece e uma voz anuncia "Continua..." para, em seguida, emendar "...imediatamente".

O longa-metragem é tão bom quanto um bom capítulo do seriado e isso significa ser muito melhor do que a maioria das comédias que passam por aí. Se puder, assista aos créditos finais. É quando a Maggie, o bebê da família, finalmente fala. GGG1/2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]