Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

O retorno do The Hives

Depois de cinco anos sem lançar disco de inéditas, banda sueca retorna com álbum que não traz grandes novidades na sonoridade

Atacante holandês Van Persie marcou na vitória do Manchester | Phil Noble/Reuters
Atacante holandês Van Persie marcou na vitória do Manchester (Foto: Phil Noble/Reuters)

Há quem diga que os suecos do The Hives são "comerciais", e não fazem nenhuma questão de esconder isso, como se agradar fosse um crime inafiançável. Facilmente vendáveis ou não, o fato é que o novo disco da banda, Lex Hives, que acaba de chegar nas prateleiras brasileiras, traz exatamente o que quem já gosta da banda quer, e espera, ouvir: um rock dançante, com forte influência punk. O lançamento vem depois de um hiato de cinco anos – o último de inéditas foi em 2007, The Black and White Album.

As 12 faixas do novo trabalho foram gravadas ao longo de dois anos em diferentes estúdios. O disco rápido (de pouco mais de 30 minutos) tem faixas curtas e praticamente "emendadas" uma na outra, uma essência de banda de garagem que marcou o início da carreira do quinteto. Logo na primeira faixa, "Come On!", que não chega a ter um minuto, temos uma noção do que virá: um som divertido, porém, bastante semelhante aos outros álbuns.

O que pode ser visto como problema por uns, é algo positivo pra quem gosta do The Hives e quer mais que a banda não se reinvente. O próprio vocalista, Pelle Almqvist, afirmou em uma entrevista para a revista britânica NME que gosta de ideia de "ser uma dessas bandas que não muda muito a cada trabalho." Ele citou como exemplo grupos consolidados no mercado que mantiveram suas identidades musicais, como o Ramones e o Iron Maiden.

Depois das primeiras faixas rápidas, "1000 Answers" e "I Want More", com uma leve influência de blues, quebram um pouco a levada punk e dão uma desacelerada no disco. Mas, logo depois, "Wait a Minute" logo retoma as características originais e predominantes do disco. "Take Back the Toys", a sétima música, lembra a batida de um dos maiores hits da carreira dos suecos, "Hate Say I Told You So."

Trajetória

Apesar de não ser tão conhecida do grande público, o The Hives já soma quase 20 anos de carreira – a banda foi formada em 1994 em uma garagem pelos então cinco adolescentes da cidade industrial de Fagersta. O aparente descompromisso durou pouco e, um ano depois, o quinteto já era conhecido em toda a Suécia. No entanto, foi o disco de 2000, Veni Vidi Vicius, que fez os suecos excursionarem pelo mundo. Lex Hives tem potencial para levar novamente a banda para a estrada no mundo, porém, com um pouco menos de força do que o trabalho que os lançou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.