• Carregando...
Atacante holandês Van Persie marcou na vitória do Manchester | Phil Noble/Reuters
Atacante holandês Van Persie marcou na vitória do Manchester| Foto: Phil Noble/Reuters

Serviço

Lex Hives

The Hives. Sony Music. Rock. R$ 27,90. GGG

Classificações: GGGGG Excelente. GGGG Muito bom. GGG Bom. GG Regular. G Fraco. 1/2 Intermediário. N/A Não avaliado.

Há quem diga que os suecos do The Hives são "comerciais", e não fazem nenhuma questão de esconder isso, como se agradar fosse um crime inafiançável. Facilmente vendáveis ou não, o fato é que o novo disco da banda, Lex Hives, que acaba de chegar nas prateleiras brasileiras, traz exatamente o que quem já gosta da banda quer, e espera, ouvir: um rock dançante, com forte influência punk. O lançamento vem depois de um hiato de cinco anos – o último de inéditas foi em 2007, The Black and White Album.

As 12 faixas do novo trabalho foram gravadas ao longo de dois anos em diferentes estúdios. O disco rápido (de pouco mais de 30 minutos) tem faixas curtas e praticamente "emendadas" uma na outra, uma essência de banda de garagem que marcou o início da carreira do quinteto. Logo na primeira faixa, "Come On!", que não chega a ter um minuto, temos uma noção do que virá: um som divertido, porém, bastante semelhante aos outros álbuns.

O que pode ser visto como problema por uns, é algo positivo pra quem gosta do The Hives e quer mais que a banda não se reinvente. O próprio vocalista, Pelle Almqvist, afirmou em uma entrevista para a revista britânica NME que gosta de ideia de "ser uma dessas bandas que não muda muito a cada trabalho." Ele citou como exemplo grupos consolidados no mercado que mantiveram suas identidades musicais, como o Ramones e o Iron Maiden.

Depois das primeiras faixas rápidas, "1000 Answers" e "I Want More", com uma leve influência de blues, quebram um pouco a levada punk e dão uma desacelerada no disco. Mas, logo depois, "Wait a Minute" logo retoma as características originais e predominantes do disco. "Take Back the Toys", a sétima música, lembra a batida de um dos maiores hits da carreira dos suecos, "Hate Say I Told You So."

Trajetória

Apesar de não ser tão conhecida do grande público, o The Hives já soma quase 20 anos de carreira – a banda foi formada em 1994 em uma garagem pelos então cinco adolescentes da cidade industrial de Fagersta. O aparente descompromisso durou pouco e, um ano depois, o quinteto já era conhecido em toda a Suécia. No entanto, foi o disco de 2000, Veni Vidi Vicius, que fez os suecos excursionarem pelo mundo. Lex Hives tem potencial para levar novamente a banda para a estrada no mundo, porém, com um pouco menos de força do que o trabalho que os lançou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]