• Carregando...

Um menino chega para fazer a prova na escola sem saber nada do que vai ser cobrado. Na tentativa de evitar o fracasso, suborna a menina bem-comportada a seu lado com um bombom. Trocam as provas para ele poder copiar as respostas. O professor, bem nessa hora, resolve recolher os papéis. Como o menino está com a prova toda correta, tira nota máxima e um elogio inesperado. A menina, apaixonada pelo professor tímido, fica com um duplo vexame: perdeu a nota e foi humilhada diante de seu amor platônico.

Essa é a trama de Dia de Prova, uma das três cenas que compõem Contas Diárias, espetáculo que estréia neste fim de semana na Escola do Ator Cômico. Difícil imaginar história mais simples. Mas é fácil imaginar que possa funcionar bem enquanto comédia. As agruras da garota certinha, as espertezas do garoto, a distração do professor – todos são temas para um bom ator cômico deitar e rolar.

As três histórias da peça têm a mesma simplicidade. A segunda mostra o encontro de um guarda de trânsito com um representante da alta sociedade. A terceira fala de um grupo de velhinhas sentadas na praça, alimentando um bando de pombos. Todas são feitas com máscaras e sem qualquer palavra. Só os gestos dos atores e a trilha sonora contam o desenrolar dos fatos.

Para Mauro Zanatta, diretor da peça e responsável pela Escola do Ator Cômico, que funciona em Curitiba desde 1994, um dos desafios foi fazer com que os jovens atores de seu elenco conseguissem passar as emoçoes de seus personagens para o público sem poder usar os dois recursos mais tradicionais da atuação: a voz e o rosto. "Trabalhamos com um processo chamado de máscara neutra, em que os atores têm de se esforçar muito para transmitir os sentimentos do personagem", conta.

O resultado final é uma mistura de humor muito simples com uma delicadeza pouco vista no teatro local. Embora tenha todas as preocupações do teatro contemporâneo com linguagem e pesquisa de novos caminhos, Contas Diárias consegue evitar que isso transforme o trabalho em algo inacessível. Muito pelo contrário: é a velha e boa comédia que sobe aos palcos mais uma vez.

Serviço: Contas Diárias. Teatro da Casa da Comédia – Escola do Ator Cômico (R. Lamenha Lins, 1.429), (41) 3.4361. Direção de Mauro Zanatta. Com Bruno Cavalcanti, Fábio Lins, Janaina Spoladore, Karina Pereira. Sábados às 21h e dom. às 19h. De 18 a 26 de março, sessões todos os dias às 18 horas. R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (estudante, idosos e classe).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]