Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estréias

O segredo de Jason Bourne está de volta às telonas dos cinemas

Nesta sexta-feira oito novos filmes entram em cartaz nos cinemas de Curitiba. Além de "O Ultimato Bourne" tem "Brasileirinho", "Baixio das Bestas" e "Possuídos", entre outros

Vídeo: | RPC TV
Vídeo: (Foto: RPC TV)

Os climas de suspense e terror dominam as estréias dos cinemas, nesta semana, com pouco romance e comédia. Os destaques são: o novo filme estrelado pelo ator Matt Damon, "O Ultimato Bourne", e o documentário "Brasileirinho", que resgata a história do Chorinho, gênero musical nascido no Brasil. No total, são oito novos filmes que chegam aos cinemas da capital paranaense.

O terceiro filme da série sobre o homem sem identidade que vive perseguido pela CIA, "O Ultimato Bourne" (veja o trailer), precedido por "A Identidade Bourne" (2002) e "A Supremacia Bourne" (2004), tem recebido só elogios. Dirigido por Paul Greengrass (de "Vôo United 93"), o longa traz empolgantes cenas de ação e suspense que envolvem o espectador. Matt Damon, que interpreta Jason Bourne, segue em fuga por vários países, sempre conseguindo escapar de matadores ultra-preparados pelo governo norte-americano. Promete deixar o público sem fôlego.

BrasilA música brasileira embala o documentário "Brasileirinho" (veja o trailer), dirigido pelo finlandês Mika Kaurismäki. O registro traça um panorama do estilo musical que surgiu no Rio de Janeiro, no final do século 19, e é hoje a grande escola dosinstrumentistas brasileiros. Na fita, que estreou em 2006 no Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha, participam músicos como Paulo Moura, Yamandú Costa, Joel do Bandolim, Marcos Suzano, Teresa Cristina e os grupos Semente e Trio Madeira Brasil, entre outros.

"O Brasil de Saint-Hilaire – Campos Gerais do Paraná" é outro documentário que entra em cartaz na Cinemateca de Curitiba. Com direção de Berenice Mendes, conta com atores curitibanos conhecidos no elenco como Mauro Zanatta e Claudete Pereira Jorge. A fita, de média-metragem (52 minutos), reconstitui a visita do naturalista francês pelo Brasil, na primeira metade do século 19. Outra novidade do cinema nacional é o premiado "Baixio das Bestas" (veja o trailer), do diretor Cláudio Assis. A fita ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Mariah Teixeira), Melhor Ator Coadjuvante (Irandhir Santos), Melhor Atriz Coadjuvante (Dira Paes), Melhor Trilha Sonora e o Prêmio da Crítica, no Festival de Brasília do ano passado. A história é sobre uma jovem de 16 anos explorada por seu avô. Até que o rapaz de uma conhecida família do local, interpretado pelo ator Caio Blat, se apaixona pela jovem.

Também estão previstas sessões, do seriado "A Pedra do Reino", baseado na obra do escritor Ariano Suassuna. A fita digital, dirigida por Luis Fernando Carvalho, foi exibida em cinco episódios pela Rede Globo de Televisão. A minissérie será exibida integralmente no cinema, com intervalo de 20 minutos, já que o tempo total é de 3h48.

De arrepiarPara quem não dispensa uma sessão de sustos com pipoca, a semana traz três novos longas do gênero: "Espíritos 2 – Você nunca está sozinho", "Inferno" e "Possuídos".

O tailandês "Espíritos 2 – Você nunca está sozinho" (veja o trailer), apresenta o retorno de uma jovem à suas lembranças do passado, quando tem que sair da Coréia, onde reside com o marido, para a Tailândia, onde sua mãe está doente. O retorno à terra-natal faz ela sentir que sempre tem alguém do seu lado, lembrando sua irmã gêmea e siamesa. O diretor William Friedkin, do clássico "O Exorcista", é o responsável por "Possuídos" (veja o trailer). Com Ashley Judd, Michael Shannon e Lynn Collins no elenco, o filme mostra uma jovem garçonete, que se envolve com uma veterano da Guerra do Golfo, obcecado por insetos. Ela passa a viver um pesadelo quando os insetos invadem sua vida.

Da França, vem a produção "Inferno", com direção de Danis Tanovic. No filme, três irmãs se reencontram para discutir o passado, voltando às lembranças de um incidente ocorrido na infância. A produção era o segundo filme da trilogia que o diretor Krzysztof Kielowski planejava rodar, após o término de sua famosa trilogia das cores, com os filmes: "A Liberdade é Azul", "A Igualdade é Branca" e "A Fraternidade é Vermelha". O diretor tinha os roteiros das três produções da nova trilogia prontos, mas morreu antes de iniciar o primeiro filme, "Paraíso", lançado em 2002, com direção de Tom Tykwer (de "Corra, Lola, corra").

Confira os horários e endereços dos filmes no Guias e Roteiros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.