• Carregando...
O jornalista Aroldo Murá perfila paranaenses ilustres | Jorge Woll/Arquivo
O jornalista Aroldo Murá perfila paranaenses ilustres| Foto: Jorge Woll/Arquivo

Desde 2004, o jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert, 68 anos, escreve perfis de paranaenses – conteúdo publicado na revista Idéias. Recentemente, Murá se deu conta de que o material poderia ser reunido em livro. A idéia vingou. Na próxima segunda-feira (25), acontece o lançamento de Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, no Espaço Cultural BRDE.

A obra – parceria da Convivium Editora e da Travessa dos Editores – aglutina 32 perfis. Do empresário de ensino Wilson Picler ao arquiteto Manoel Coelho. Da cantora e atriz Anna Toledo a Dom Pedro Fedalto . "Lidos em conjunto, esses 32 perfis dão uma noção geral do ser paranaense", afirma Murá, conhecido como "Professor", sobretudo pela sua atuação à frente de jornais curitibanos, entre outros, o Indústria & Comércio, de 1985 a 1997.

Elite

Murá conviveu, de perto ou à distância, com a maioria dos perfilados. A partir de longas entrevistas e também da memória, os textos de Vozes do Paraná – bem escritos – se apresentam como subsídio para compreender o estado por meio da performance de alguns de seus protagonistas.

Dois dos perfis mais instigantes são de sujeitos já mortos, o jornalista João Dedeus Freitas Netto e o escritor e publicitário Jamil Snege. Murá anuncia que o segundo volume de Vozes do Paraná, já em elaboração, trará textos a respeito de outros dois paranaenses importantes, também falecidos: o jornalista Aramis Millarch e o urbanista Rafael Dely. "Entre os vivos, farei o perfil do polêmico jornalista Luiz Geraldo Mazza, uma síntese do que pode ser o paranaense", diz.

Serviço

Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, de Aroldo Murá Gomes Haygert. Convivium Editora e da Travessa dos Editores, 272 págs, R$ 80. Lançamento: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 570). Dia 25 de agosto, das 19 às 22 horas. Mais informações (41) 3243-2530.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]