• Carregando...
Herculano conta com a ajuda de Clô, Márcio e Lili para não ser preso | TV Globo/Renato Rocha Miranda
Herculano conta com a ajuda de Clô, Márcio e Lili para não ser preso| Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda

Rio de Janeiro - O mistério que mobilizou o país em 1977 – "Quem matou Salomão Hayalla?" – pode ter perdido parte de sua força em meio ao ritmo frenético da atual versão de O Astro. Responsável por criar um novo formato com 64 capítulos e inaugurar um horário de exibição de novelas na Globo, o bem-sucedido folhetim das 23h, baseado no clássico de Janete Clair e escrito agora por Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira, chega ao fim na próxima sexta-feira com o mérito de ter emplacado outras tramas de apelo, além da policial.

Desta vez, o interesse do pú­­blico se voltou para as histórias centrais, como a guerra pelo poder travada pelo protagonista, o ambíguo Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi). O romance de idas e vindas do bruxo com a bem-nascida Amanda (Carolina Ferraz) foi outro destaque da novela, que ainda comoveu com o drama de Jôse (Fernanda Rodrigues) – ela sacrificou a vida para dar à luz o seu filho com Márcio (Thiago Fragoso). Grandes vilões, Samir (Marco Ricca) e Neco (Humberto Martins) também movimentaram a trama com suas múltiplas maldades.

Quem assistiu à versão original e pensa que já sabe tudo está enganado. Geraldo e Alcides resolveram envolver o público no que eles chamam de "jogo de adivinhação". "Mudamos quase tudo. Não vamos revelar para não tirar a graça", justifica Geraldo.

Nesta última semana, Samir entregará à polícia um dossiê com provas contra Herculano, que ainda terá que livrar seu filho, Alan (Bernardo Marinho), do cativeiro. Neste momento, Neco atira contra o paranormal, mas Alan entra na frente e é alvejado. O jovem vai para o hospital e Herculano precisa fugir. Ele busca abrigo na mansão dos Hayalla e, cercado por policiais, surpreende a todos: se transforma em um pássaro (isso mesmo!) e sai voando no penúltimo capítulo.

No ar há pouco mais de três meses, O Astro cravou uma média de 19 pontos de audiência. Nesta reta final, o gancho policial volta a ganhar peso. Mas a identidade do assassino do empresário interpretado por Daniel Filho só será mesmo conhecida no último capítulo. "Até os personagens mortos são suspeitos", explica Geraldo. Isso indica que o assassino da primeira versão, Felipe (Henri Castelli), o amante de Clô (Regina Duarte), também está entre os possíveis matadores. O playboy, preso na mesma cela que Neco, será morto nesta terça.

Samir, o mais ambicioso dos irmãos do empresário é outro que engrossa a lista de apostas. Para Marco Ricca, seria óbvio demais se o assassino fosse ele. "Mas o óbvio não pode ser descartado", especula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]