• Carregando...
Reprodução da página de Life in a Day no site YouTube: longa-metragem não está mais disponível, mas terá novas exibições ao longo deste ano | Reprodução
Reprodução da página de Life in a Day no site YouTube: longa-metragem não está mais disponível, mas terá novas exibições ao longo deste ano| Foto: Reprodução

O YouTube exibiu semana passada Life in a Day, filme que parte de uma ideia muito original e intrigante. Com produção de Ridley Scott (diretor de Gladiador) e direção de Kevin MacDonald (de Intrigas de Estado), foram costuradas imagens enviadas por usuários do site no mundo inteiro. Todas, sem exceção, foram captadas no dia 24 de julho de 2010. A proposta, como denuncia o título do longa-metragem (A Vida em um Dia, em tradução livre), é criar um mosaico humano e vivo de pessoas em várias regiões do planeta.

O esperado, segundo MacDonald, era que fossem mandados entre 10 e 12 mil clipes, mas o total superou todas as espectativas: ele e Scott receberam nada menos do 81 mil contribuições, de 192 países. De um total de 4.500 horas de material bruto, o produtor, o diretor e o editor Joe Walker, acompanhado por uma equipe de montadores, produziram um longa de 94 minutos, que teve estreia virtual no YouTube e foi exibido ao público durante o Festival de Sundance, encerrado sábado passado na cidade de Park City (Utah), nos Estados Unidos.

Embora no site (www.youtube.com/lifeinaday) Life in a Day não possa mais ser visto, uma mensagem na página do filme informa que novas exibições virtuais serão feitas em meados deste ano. E o público pode assistir a várias entrevistas realizadas durante a realização do festival norte-americano. São depoimentos dos envolvidos com a produção, como Kevin McDonald, e vários dos diretores cujos filmetes foram aproveitados na montagem final.

Life in a Day não chega a ter uma unidade, que seria possibilitada pela escolha de um tema comum, a exemplo de filmes como Paris, Eu Te Amo (cujo tópico central é a capital francesa) ou 11 de Setembro (composto por segmentos que giram em torno dos ataques terroristas de 2001). Como a ideia era falar de um dia espécífico, porém corriqueiro, na vida de indivíduos os mais diversos, nas mais variadas partes do mundo, os curtas são díspares e isso não é um problema se o espectador não estiver em busca de uma unidade ou de um sentido narrativo evidente em fragmentos dos cotidianos de pessoas ao redor do mundo que desempenham atividades tão prosaicas quanto andar para a escola, fazer ginástica, escovar os dentes ou desfrutar da primeira refeição do dia.Como a opção foi por não identificar os países, cidades ou regiões de onde vieram as cenas que integram a versão final de Life in a Day, tentar adivinhar onde, afinal, foram realizadas acaba sendo um exercício lúdico à parte. Tudo leva a crer que pelo menos um dos clipes tenha sido gravado no Brasil, por conta do uso do nosso português. Um homem que filma o parto de seu filho passa mal e desmaia, caindo no assoalho do hospital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]