• Carregando...

São Paulo – A Companhia das Letras anunciou ontem que venceu a concorrência entre oito grandes editoras brasileiras para publicar a obra completa do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001). Os livros começarão a ser relançados em 2008 e os primeiros títulos previstos são três adultos (Dona Flor e Seus Dois Maridos, Mar Morto e Capitães de Areia), um infantil (A Bola e o Goleiro) e ainda uma antologia de artigos inéditos do escritor.

Desde 1975 a obra de Amado era publicada pela editora Record, com sede no Rio de Janeiro. Com a negociação, feita ao longo deste mês, todos os 32 títulos do catálogo passam a pertencer à Companhia das Letras.

Segundo João Jorge Amado, 60, filho do escritor, todas as editoras concorrentes atenderam ao pedido da família "do ponto de vista econômico". "Mas a proposta editorial da Companhia nos pareceu a melhor, embora todas tenham sido boas", disse Amado.

Com 40 páginas, o projeto editorial apresentado à família Amado foi desenvolvido pela professora Lilia Moritz Schwarcz, o escritor Alberto da Costa e Silva, os editores Luiz Schwarcz e Thyago Nogueira, e assistência da antropóloga Ilana Seltzer. O trabalho incluía propostas de capas, promoção, programas educativos, seminários acadêmicos, divulgação no exterior, parcerias com outras instituições, entre elas a Fundação Roberto Marinho, o Sesc e a gravadora Biscoito Fino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]