• Carregando...

Uma mostra que reúne 35 pinturas recentes do artista plástico goiano Siron Franco está em cartaz em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, até o dia 4 de fevereiro de 2007. Muitos dos trabalhos que compõem a exposição são inéditos e de grandes dimensões - alguns chegam a três ou quatro metros de largura.

São obras que fogem do chamado 'Realismo mágico literário', associado à produção de Siron Franco na década de 70, mas que mantém a complexidade que é marca registrada de seu trabalho.

- Siron Franco é conhecido como artista e, mais do que isso, como um artista atento, engajado, diria até que freneticamente engajado na defesa de um sem número de causas - diz o curador da mostra Agnaldo Farias.

Nesta nova série de pinturas, Siron prossegue na figuração, mas muito distante da figuração de outros tempos, onde as figuras, ainda que monstruosas, eram mais identificáveis, afeitas ao que então se esperava de alguém entrincheirado no Realismo.

- A novidade pode ser resumida ao seu avizinhamento da abstração - explica Farias. - Gestos e mãos impressas, isolados, sobrepostos ou embaralhados num amálgama indifuso, protagonizam essas pinturas, são a carne das imagens e a substância através da qual as cores se manifestam.

A presença do grafismo é um dos aspectos fundamentais das pinturas de Siron Franco em todas as épocas, como também o uso ousado e franco das cores.

- Seria, além do impulso atávico de formalização, mais uma herança de sua vida no cerrado, do cultivo de sua sensibilidade num ambiente seco e plano, onde a ausência de umidade impede a formação da névoa que na distância embaça os objetos encobrindo seus detalhes, dissolvendo seus limites, fazendo com que se confundam uns nos outros - detalhou o curador.

Serviço:Siron Franco - Até 04 de fevereiro de 2007 - De terça a domingo, das 11h às 20h - Entrada franca - Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201, entrada pela R. Coropés, Pinheiros - São Paulo - Tel. 11 2245 1900

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]