• Carregando...
Grupo de brasileiros em Praga durante a Quadrienal de Design Cênico. | Divulgação
Grupo de brasileiros em Praga durante a Quadrienal de Design Cênico.| Foto: Divulgação

A Quadrienal de Praga (PQ) é o maior, para não dizer o único, evento sobre Design Cênico mundial, oportunidade única para ver, sentir, presenciar e experimentar muito do que acontece nas áreas de cenografia, iluminação, figurino, sonoplastia, teatro, performance e arquitetura teatral ao redor do globo.

São tantas as oportunidades, lugares, pessoas, depoimentos, trocas, informações, apresentações, compartilhamentos, que 10 dias revelam-se poucos para tanto. Na PQ você conhece profissionais e estudantes de todas as áreas e partes do mundo, dos grandes nomes, autores de grandes obras e realizadores de grandes espetáculos até estudantes e profissionais em promissores inícios de carreira, pois quem vem à quadrienal e entende a sua importância e relevância tem certamente um grande futuro nas artes cênicas.

O evento, organizado e promovido pelo governo da República Tcheca, estrutura-se pela Mostra Nacional, na qual cada país convidado se faz representar por seus artistas e trabalhos mais importantes nos últimos 4 anos; a Mostra de Estudantes, uma surpreendente e contundente demonstração de todas as escolas de teatro e cenografia ao redor do mundo; os eventos paralelos como lançamentos de livros, encontros específicos de cenografia, sonoplastia ou iluminação, seminários, oficinas, workshops, palestras, festas e debates a respeito do Design Cênico; e um incontável número de apresentações, espetáculos, instalações, performances e intervenções artísticas por toda a cidade e a premiação com as Medalhas de Ouro em diferentes categorias e a almejada Triga de Ouro, que o Brasil já conquistou duas vezes, em 1995 e 2011.

Isso tudo emoldurado pela belíssima cidade de Praga, por si só um dos maiores e mais belos cenários do mundo, com todas as suas atrações arquitetônicas, naturais e turísticas. A PQ é imperdível e fundamental para toda gente de teatro!

Em 2015 estamos com a maior representatividade de brasileiros na quadrienal, sendo possível encontrar amigos, colegas e conhecidos a cada esquina. Em todos os lugares de exposição e performances e, é claro, nos estandes brasileiros da Mostra Nacional e da Mostra dos Estudantes.

Há algumas centenas de profissionais e estudantes reunidos aqui, e as fotos e informações circulam pela internet e redes sociais. É lindo de ver! Eu venho desde 2007, mas a quadrienal existe desde 1967 e o Brasil sempre esteve presente desde a primeira edição. Porém, muito pouca gente sabia da sua existência no país, que por muito tempo se fez representar por poucos artistas, apenas alguns trabalhos e muito poucas escolas.

A partir de 2007, quando foi apresentada a candidatura do Brasil para ter um centro Oistat, organização de cenógrafos, arquitetos e técnicos de teatro nascida quase que simultaneamente à Quadrienal, o evento começou a ser mais divulgado e conhecido pelos brasileiros. De lá para cá, nossas exposições têm sido mais democráticas, trazendo uma maior representatividade da dimensão e diversidade do teatro brasileiro, exatamente a característica que nos rendeu a Triga de Ouro em 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]