• Carregando...
 | Sandra Terena
| Foto: Sandra Terena

Os dias em Paranaguá estão mais sonoros e ritmados. Sons de flautas, saxofone, instrumentos de corda e percussão tomaram conta dos charmosos casarões coloniais do centro histórico. Isso é resultado das oficinas do 30º Festival de Música de Curitiba que pela primeira são realizadas na cidade litorânea.

A estudante Valentina de Melo, de 13 anos, conta a experiência de participar das oficinas pela primeira vez. "Eu estou achando tudo maravilhoso. O bom é que a gente não precisa sair da cidade para aprender o que estamos aprendendo aqui", destaca a participante das oficinas de canto e da história da MPB.

Ao todo são 10 oficinas que são realizadas pela manhã e tarde. As turmas contam com 10 alunos em média. A maioria dos inscritos participa de mais de um curso. É o caso do despachante aduaneiro Cleverson Cabral da Silva que participa das oficinas de pandeiro e percussão. "Eu saio de uma aula e já vou para a outra. Temos que aproveitar uma oportunidade dessas, principalmente porque temos muitos talentos aqui e a oficina é um grande incentivo para os jovens da nossa cidade que estão começando", afirma.

O corpo docente da Oficina conta com professores renomados como o violonista João Egashira, o percussionista Vina Lacerda, a cantora Ana Cascardo, o clarinetista, saxofonista e flautista Ubaldo Versolato e a flautista e historiadora Ana Peters. De acordo com Aloísio de Pádua Júnior, aluno da oficina de saxofone e professor da filarmônica antoninense, a possibilidade de contato com esses músicos é um dos principais atrativos do evento. "É uma oportunidade para a gente ter contato com professores renomados de nível nacional. Para mim como professor e também para os meus alunos que têm a possibilidade de estar perto de músicos como o Ubaldo", diz.

Para o professor Ubaldo Versolato é interessante a expansão dos cursos para Paranaguá. "A oficina passa a servir a outras pessoas interessadas que não possam ir a Curitiba. Aqui tenho alunos de Paranaguá e de Antonina, cidade que tem uma tradição de aprendizado de música. Os alunos são de nível médio, já tocam e já lêem partitura", afirma o músico que participa da oficina desde 2006. Parceria De acordo com a diretora de Ação Cultural da Fundação de Cultura de Paranaguá (FUMCUL), Olga Maria e Castro, a realização do evento é uma parceria da FUMCUL com o governo do estado e é o primeiro passo de outras ações. "É um grande presente que a cidade recebeu. Está sendo um evento muito rico para Paranaguá, que tem uma variedade imensa de artistas em várias áreas. Esse é o primeiro degrau de várias conquistas que teremos". O Festival de Música de Curitiba em Paranaguá começou dia 13 e vai até o dia 18 de janeiro. O encerramento, no dia 18, terá apresentação da Orquestra de Cordas de Curitiba, às 20 horas, na sede central do Clube Literário em Paranaguá. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]