• Carregando...
Primeira edição do evento aconteceu em 2012 – em 2014, mais de 2,5 mil filmes foram inscritos no festival. Apesar do sucesso de público e crítica, Olhar de Cinema para de crescer em 2015 | Divulgação
Primeira edição do evento aconteceu em 2012 – em 2014, mais de 2,5 mil filmes foram inscritos no festival. Apesar do sucesso de público e crítica, Olhar de Cinema para de crescer em 2015| Foto: Divulgação

16 mil

pessoas assistiram aos filmes da edição 2014 do Festival Olhar de Cinema. O evento durou dez dias.

A negativa de importantes patrocinadores e o recuo do governo estadual na liberação dos recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) ameaçam diminuir a edição 2015 do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

No quarto ano do evento, os organizadores viram a Volvo e o Sesi/PR desistirem de apoiar o projeto. O problema se agrava com a indefinição do governo estadual sobre a liberação da verba do Profice (leia mais na página 3).

Os organizadores do Olhar de Cinema contavam com este recurso, pois venceram um edital de apoio ao festival de uma operadora de telefonia. O dinheiro, porém, teria de sair do orçamento estadual, o que segue indefinido.

"A tristeza maior é a saída destes dois parceiros, o que significa que o evento está sem um patrocinador local. Percebemos que o público abraçou o festival, que já criou raízes e aumenta a cada ano. Porém, as empresas daqui não sabem dialogar com este público", observa Antônio Junior, um dos sócios da Grafo Audiovisual (empresa realizadora do evento) e diretor artístico do Olhar de Cinema.

Junior explica que o festival conta, até agora, com uma única verba de patrocínio dos Correios e espera respostas de um edital do BNDES. Porém, ainda que este edital seja aprovado, o festival terá orçamento menor do que a edição passada. Se o dinheiro não sair, será menor que o das outras três edições.

"Achamos que neste ano seria mais fácil com o resultado do festival anterior, mas seguimos procurando por parceiros, principalmente do estado", observa. Na edição de 2014, mais de 2,5 mil filmes foram inscritos no festival e cerca de 16 mil pessoas assistiram os filmes nos dez dias da mostra, mais do que o dobro da primeira edição, em 2012.

Curador

Mesmo diante dos problemas, a organização garante a realização do evento entre os dias 10 e 18 de junho e anuncia novidades –como a escalação do francês Bernard Payen como curador da seleção de curtas-metragens. Com a experiência de oito anos como curador da mostra da crítica do Festival de Cannes, Payen foi convidado para dar visibilidade internacional ao evento.

Além disso, o festival vai abrir duas novas mostras: uma sobre filmes clássicos que tenham relação entre si; e outra focada na carreira de um realizador internacional em ascensão.

As inscrições de curtas e longas-metragens para o Olhar de Cinema estão abertas até o dia 2 de março. Podem ser inscritos filmes de ficção, documentários, experimentais, animações e híbridos, concluídos a partir de 2014. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário disponível no site do festival.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]