• Carregando...
 |
| Foto:

Pelo menos onze bandas de rock de Curitiba vão lançar discos neste caloroso 2014. Entre elas a ruído/mm, que com seu aguardado quarto trabalho tem a missão de suceder introdução à cortina do sótão (2011), álbum que causou impacto em nível nacional. Quem também pisa no estúdio é a Banda Gentileza. Pela frente, o "desafio" do segundo disco. Destaques recentes da cena local, como Farol Cego e Trombone de Frutas, preparam seu debute. E velhos guerreiros dos porões e palcos de Curitiba, como Charme Chulo, Relespública e Poléxia – acredite se quiser –, planejam lançar material inédito neste ano. A seguir, mais sobre alguns álbuns curitibanos que devem dar o que falar nos próximos meses:

ruído/mm

O estúdio Click Audioworks, de Curitiba, será a casa do quinteto por um bom tempo. A produção do disco – "ruidosa, efeito antena parabólica" – é da própria banda. Para o quarto álbum, a trupe de pós-rock pretende atingir ciclos mais longos, tendendo ao minimalismo. "Nós sempre fomos um grupo de grandes variações em pequenos espaços. Desta vez, queremos meditar um pouco mais", avisam. Ao mesmo tempo, será lançado um documentário de Vitor Moraes. Lançamento: Em dois shows, provavelmente em julho e agosto. O álbum é produto da Lei de Mecenato e tem apoio da Caixa Econômica Federal.

Rosie Mankato

A Rosie and Me acabou, mas a voz serena de Rosanne Machado continua, agora no projeto Rosie Mankato. "Não tem história nem coesão. É uma compilação", diz a curitibana. Se o disco da antiga banda flertava com o country e o folk, o novo trabalho promete abrir fronteiras. "Começa com tribal, depois tem country, dubstep, música ‘matemática’. Estou mais à vontade para arriscar." Lançamento: Palomino será lançado em março, em CD e formato digital.

Giovanni Caruso e o Escambau

Gravações no Paraguai, polca e "takes" de harpa e cello. O novo álbum de Giovanni Caruso e o Escambau promete reviravoltas na sonoridade da banda. "É o nosso trabalho mais arrojado e profissional também. Conta com climas distintos, abusamos das vozes, percussões, sopros, cordas, violões e guitarras distorcidas e tudo isso sendo envolvido por letras fortes", diz Caruso, vocalista e baixista. Lançamento: No primeiro semestre, em CD, vinil, K-7 e formato digital para download.

Relespública

Os 25 anos de estrada serão comemorados com uma coletânea de músicas inéditas – "não necessariamente um disco", diz o vocalista Fábio Elias, no estilo Reles: "Não estamos mais preocupados em vender. Agora, f******, queremos só nos divertir." O oitavo disco, sem amarras, promete retomar as origens do grupo. Um livro e um filme também estão no forno, e completam o aniversário de um quarto de século da única banda da cidade a ter no currículo um DVD gravado pela MTV. Lançamento: A "coletânea" com as músicas inéditas será divulgada no segundo semestre.

Banda Gentileza

Depois do primeiro álbum, talhado por Plínio Profeta em 2009, o grupo escolheu Gustavo Lenza (Cidadão Instigado, Céu e Curumin) como produtor. Para o novo disco, a nova formação da banda deve obedecer a misturicália já conhecida. "Faixas sem muito padrão entre si, cada uma apontando para uma direção. Mas vamos entrar em estúdio mais cientes do que queremos em comparação a 2009. Naquela época, tudo era novo para nós", conta o vocalista Heitor Humberto. Lançamento: A previsão é de que o disco seja lançado no segundo semestre, em CD, LP e mp3.

Os Irmãos Carrilho

A dupla de amigos que abraça tanto Belarmino e Gabriela quanto Neil Young – o som que fazem é um folk brasileiramente caipira –, lançou seu primeiro EP, com duas músicas, no início do mês. Alexandre Provensi e Matheus Godoy estudam "trabalhar no primeiro disco o quanto antes". O álbum terá 12 faixas. Lançamento: É para 2014, avisam. Mas sem previsão.

Poléxia

A Poléxia voltou às atividades com show na Virada Cultural do ano passado, e deverá fazer mais uma apresentação neste ano, a convite da Fundação Cultural de Curitiba. E não só isso: o grupo quer trabalhar em um material novo. "Pode ser uma faixa, um EP. Veremos. Será um jeito de descobrir se há diálogo da banda com os dias de hoje. Espero que sim", afirma Rodrigo Lemos. Lançamento: A qualquer momento. Ou não.

Naked Girls and Aeroplanes

Se antes era projeto paralelo, agora a banda de Artur Roman e Wonder Bettin (Esperanza) e Rodrigo Lemos (Poléxia, A Banda Mais Bonita da Cidade e Lemoskine) recebe todas as atenções. Naked Girls and Aeroplanes entra em estúdio no segundo semestre. O EP de 2012 chamou a atenção pelo cuidado com as melodias e as harmonias vocais. O álbum deve ter novos ingredientes. "A sonoridade será mais soul e rock, tirando um pouquinho as canções do lugar de onde nasceram: o violão", diz Rodrigo Lemos. Lançamento: Fim de 2014.

Trombone de Frutas

Música e atitude, que criam sintonia. A colorida banda curitibana foi até o famoso estúdio Toca do Bandido, antiga casa do lendário produtor Tom Capone, no Rio de Janeiro, para trabalhar em seu primeiro álbum. O disco deverá inaugurar o estilo "rock paranaense latino progressivo". "O jazz também aparece em boa parte dos acordes dissonantes, assim como o funk-groove, além de muita latinidade e bom humor", diz Marc Olaf, pianista e flautista do grupo. Lançamento: Entre maio e junho, com show no Teatro do Paiol.

Charme Chulo

Em pré-produção, o terceiro disco da banda que colocou lado a lado Morrissey e Mazzaropi terá entre 16 e 22 músicas. O título, "curioso", é mantido em segredo. No som, mais peso e experimentação, além do tradicional rock caipira, a identidade do grupo. "Sei que todas as bandas falam isso, mas para nós é verdade: será o melhor disco do Charme Chulo", diz Leandro Dalmonico, guitarrista. Lançamento: Em setembro, em CD e em formato digital, pelo selo paulista Volume 1.

Farol Cego

Uma das boas surpresas do ano passado, a Farol Cego aposta em uma sonoridade complexa para "fazer diferença". O olhar atento e sintonizado – fazem cover de Apanhador Só – se mistura a influências que vão de Spiritualized a Dirty Projectors. Pode ser só pirraça de piá de prédio, mas, ao que tudo indica, um primeiro disco terá o que dizer. O álbum está sendo gravado no Astrolábio Estúdio e o produtor é Vadeco, afeito à música contemporânea. Lançamento: Deverá ser lançado em abril, em formato digital e em CD.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]