• Carregando...
Ifigênia em Tauris: ópera baseada na tragédia grega homônima ganha exibição ao vivo | Divulgação
Ifigênia em Tauris: ópera baseada na tragédia grega homônima ganha exibição ao vivo| Foto: Divulgação

Dando sequência às transmissões ao vivo do Metropolitan Opera House, de Nova York, da temporada de 2011, o Cinesystem do Shopping Curitiba apresenta neste sábado, às 11 horas, a ópera Ifigênia em Tauris, do compositor alemão Christoph Willibald Gluck, com libretto de Nicolas-François Guillard.

Baseada na tragédia grega ho­­mô­­nima escrita por Eurípedes en­­tre 414 e 412 a.C., Ifigênia em Tauris tem três horas de duração e é dividida em quatro atos. Conta a história da filha de Agamenon, Ifigênia que é sugerida como sacrifício pelo oráculo da deusa Diana, quando seu pai a consulta antes de partir para a Guerra de Tróia e descobre que os ventos são pouco favoráveis para a navegação. Sendo a morte da filha o preço a se pagar para destruir com sucesso uma cidade não beligerante e navegar com segurança pelos mares, Agamenon faz o sacrifício, mas Ifigênia é salva por Diana, que a leva para servir de sacerdotisa na distante cidade de Tauris, terra que abriga os Citas, inimigos de seu pai.

Apresentada pela primeira vez em 1779, em Paris, a obra teria sido encomendada pelo diretor da Ópera de Paris, Anne-Pierre-Jacques Devismes du Valgay, que também teria incumbido o compositor italiano Niccoló Piccini de fazer uma ópera com o mesmo tema – o que foi feito em 1781, com menos sucesso do que a obra de Gluck. As óperas do Metropolitan Opera House têm legendas em português e a classificação indicativa é livre.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]