Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gente

Oprah Winfrey é considerada celebridade mais generosa

A apresentadora Oprah Winfrey | AFP/Rich Schmitt
A apresentadora Oprah Winfrey (Foto: AFP/Rich Schmitt)

Ela já é a estrela mais bem paga da TV e uma das mulheres mais poderosas do mundo. Mas Oprah Winfrey, apresentadora de talk show norte-americana, também foi eleita a celebridade mais generosa. Pelo segundo ano consecutivo, ela ficou no topo da lista de 30 estrelas mais generosas.

Compilada pelo Fundo Giving Back, grupo que visa a encorajar a filantropia, a lista anual é publicada na revista Parade. Oprah ficou no topo devido ao seu trabalho na Fundação Oprah Winfrey e na Oprah Network, as quais gastaram 50,2 milhões de dólares com educação, tratamentos médicos e serviços de advocacia para mulheres e crianças no mundo todo, somente em 2007.

Em segundo lugar, ficou Herb Alpert, co-fundador da A&M Records. A fundação que leva seu nome gastou 13 milhões de dólares em educação, incluindo a escola de música Herb Alpert, na universidade UCLA.

A cantora e atriz Barbra Streisand ficou com a terceira posição na lista, que computou doações públicas feitas em 2007. Ela doou 11 milhões de dólares à Fundação Streisand, que trata de questões ambientais, femininas, direitos civis, advocacia e pesquisas sobre Aids.

O ator Paul Newman vem em quarto lugar. Ele deu 10 milhões de dólares para bolsas de estudo na faculdade Kenyon. O quinto lugar é de Mel Gibson, com 9,9 milhões à Igreja da Família Sagrada, em Malibu, California.

O casal Angelina Jolie e Brad Pitt, cuja fundação Jolie-Pitt se envolveu ativamente na reconstrução de Nova Orleans e na ajuda a refugiados, ficou em sexto lugar. Em sétimo, estão empatados o ciclista Lance Armstrong, cuja fundação financia pesquisas sobre câncer; o ex-jogador de basquete Michael Jordan, que deu 5 milhões a uma escola de Chicago só para descendentes de africanos; e Eric Lindros, ex-jogador de hóquei, que doou 5 milhões de dólares a um hospital canadense que o tratou.

Marc Pollick, presidente da fundação baseada em Los Angeles, disse que a lista tem o objetivo de encorajar as pessoas a fazer doações.

Winfrey também já ganhou o prêmio humanitário Bob Hope, mas sua escola para meninas na África do Sul virou manchete no ano passado, quando uma funcionária foi acusada de abusar das estudantes.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.