• Carregando...
A cantora paulista Zizi Possi revê 30 anos de carreira em uma noite de boa música | RonaldoAguiar/Divulgação
A cantora paulista Zizi Possi revê 30 anos de carreira em uma noite de boa música| Foto: RonaldoAguiar/Divulgação

No ano de 1978, quando a jovem cantora Zizi Possi, então uma desconhecida, recebeu de Chico Buarque o convite para gravar a canção "Pedaço de Mim", escrita para o musical A Ópera do Malandro, ela preferiu não fazer alarde. "Entre a proposta e a sua concretização, muito poderia acontecer. Desde Chico não gostar do resultado até a faixa, por um motivo ou outro, ficar de fora do LP", conta Zizi, referindo-se ao processo da produção do álbum, hoje um clássico da MPB, que inclui "Cálice", "Trocando em Miúdos" e "Apesar de Você", entre outras joias.

Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, Zizi conta que chegou ao estúdio mortificada de vergonha. Tinha apenas 22 anos e lembrava o tempo todo que, quando era adolescente, tinha coladas no caderno escolar duas fotos, uma do ator britânico Leonard Whiting, que viveu Romeu na adaptação cinematográfica de Franco Zeffirelli de Romeu e Julieta, e outra do ídolo Chico Buarque. "Ele era um homem lindo e eu tinha a maior atração. Gravei a música olhando para o chão e não contei para ninguém até o disco sair." Estavam presentes nesse momento hoje histórico Milton Nascimento, ao piano, e Beto Guedes, no bandolim. Companhia ilustre.

"Pedaço de Mim" apresentou Zizi ao mundo há 33 anos e, para comemorar três décadas de carreira, a cantora, paulistana do Brás, gravou os DVDs Cantos & Contos, volumes 1 e 2, que reúnem 36 canções, escolhidas entre músicas que marcaram sua trajetória e outras, que decidiu registrar em sua voz. Elas servem de base para o show solo que Zizi Possi apresenta no Teatro da Caixa de amanhã até domingo.

As faixas foram selecionadas de uma série de 12 apresentações realizada no Tom Jazz, casa de espetáculos em São Paulo, que contou com convidados especiais, a maior parte deles participante da vida pessoal e profissional de Zizi. Marcaram presença Edu Lobo, Alcione, Ivan Lins, João Bosco, Eduardo Dussek, Alceu Valença, Ana Carolina, Luiza Possi, Roberto Menescal e Toninho Ferragutti. "Foi uma oportunidade de reencontrar grandes amigos e fazer música de alta qualidade sem pressa, buscando casar o repertório com os convidados, resgatando músicas que já havia cantado e outras que tinha vontade de cantar."

No show Cantos e Contos (confira o serviço completo do show) que Zizi traz a Curitiba há canções de diversos mo­­mentos de sua carreira, como os hits radiofônicos "Asa Morena" e "A Paz", mas também composições inéditas na voz da cantora, como "Alfonsina y el Mar" (do repertório da argentina Mercedes Sosa) e "Sentado à Beira do Caminho", de Roberto e Erasmo Carlos. Também não ficaram de fora grandes clássicos da MPB, como "Sei Lá, Mangueira", "As Rosas Não Falam", "Porta Estandarte" e "Tico-tico no Fubá".

O show Cantos & Contos é dirigido por José Possi Neto, um dos mais celebrados diretores teatrais do país e irmão de Zizi.

Serviço

Cantos e Contos (confira o serviço completo do show). Zizi Possi. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo 280 – Centro), (41) 2118-5111. De 12 a 15 de maio. Quinta-feira a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas. Classificação indicativa 14 anos. Ingressos: R$ 20 e R$ 10.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]