• Carregando...
Rogério Dias: pássaros surgiram em seu trabalho naturalmente | Divulgação/Solar do Rosário
Rogério Dias: pássaros surgiram em seu trabalho naturalmente| Foto: Divulgação/Solar do Rosário

Exposições

Confira informações desta e de outras exposições no Guia da Gazeta do Povo.

"Curitiba é ecológica por causa de Rogério Dias. Aqui tem passarinhos para ver os passarinhos de Rogério." A frase da poeta Alice Ruiz sobre o trabalho do artista resume o carinho dos paranaenses com sua obra, cujos momentos mais marcantes foram compilados no livro Ave, Rogério, que será lançado no domingo, às 11 horas, no Solar do Rosário.

Junto com a obra, que traz também vários depoimentos, como o de Alice, a respeito do trabalho de Dias, será aberta ainda uma exposição homônima com cerca de 30 obras – muitas delas inéditas, que pertencem ao acervo do Solar.

O livro é ilustrado com diversas obras e desenhos de Rogério, que foram fotografadas por Nego Miranda, e os textos com análise da obra do artista são da jornalista Adélia Maria Lopes. A edição e a organização foran feitas pelo próprio Dias junto com Selma Albano, e projeto gráfico de Guilherme Zamoner, com textos em português e inglês. "O Gui é um grande maestro. Em um espaço deveras pequeno, fez uma sensacional sinfonia. Bem solta, diferente e marota", contou Dias.

Paranaense de Jacarezinho (Norte Pioneiro do estado), Rogério Dias iniciou a carreira na década de 1960. No Salão Paranaense de 1981, conquistou o primeiro lugar com uma tela com os coloridos pássaros. "No meu início, nos anos 1960, eu queria aprender, depois fazer. Agora, continuo buscando aprender cada vez mais. E os pássaros, um após o outro, foram aparecendo."

O livro Ave, Rogério estará à venda por R$ 50, e a entrada para o lançamento é gratuita. A exposição fica em cartaz até 24 de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]