
Com o frio que anda fazendo nas últimas semanas, o recurso de muitos curitibamos em busca de entretenimento acaba sendo as videolocadoras. Para esses, o mês de junho reserva uma surpresa que vem bem a calhar: o lançamento em formato DVD dos principais vencedores e indicados ao Oscar 2011.
Disponíveis há mais tempo nas lojas, filmes premiados na mais recente cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles como A Origem, A Rede Social, O Vencedor e Toy Story 3 agora deixam seus postos entre os "mais locados", para dar lugar a outras produções igualmente reconhecidas por quem entende do assunto.
Tida como a grande obra-prima do cineasta Daren Aronofsky, o intenso Cisne Negro, que rendeu o Oscar de melhor atriz a Natalie Portman, foi um dos títulos mais disputados nas locadoras neste fim de semana, ao lado do premiadíssimo O Discurso do Rei. Também já disponíveis para locação, estão o drama Inverno da Alma e o documentário Trabalho Interno.
Até o fim do mês, chegam às lojas ainda os filmes 127 Horas, Bravura Indômita e o documentário brasileiro Lixo Extraordinário. Confira a seguir a ficha técnica de alguns longas-metragens premiados (e indicados) que, em breve, farão a festa daqueles que preferem curtir uma sessão de cinema debaixo do próprio cobertor.
O Discurso do Rei(The Kings Speech. Reino Unido/Austrália, 2010). Direção de Tom Hooper. Com Colin Firth, Helena Bonham Carter e Derek Jacobi. Drama. 118 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Dirigido pelo britânico Tom Hooper, o filme que narra as dificuldades do rei George VI (Colin Firth, em atuação antológica) diante de uma persistente gagueira já chegou como favorito na disputa das 12 categorias do Oscar a que foi indicado. Foi premiado em quatro delas: melhor filme, direção, ator e roteiro. GGG1/2
Inverno da Alma (08/06)(Winter´s Bone. EUA, 2010). Direção de Debra Granik. Com Jennifer Lawrence, John Hawkes e Kevin Breznahan. Drama. 100 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Adaptado de um dos romances do escritor Daniel Woodrell, com direção de Debra Granik, Inverno da Alma recebeu quatro indicações ao Oscar, entre elas a de melhor atriz para a revelação Jennifer Lawrence, que interpreta a sofrida adolescente Ree. GGG1/2
Cisne Negro(Black Swan. EUA, 2010). Direção de Darren Aronofsky. Com Natalie Portman, Mila Kunis e Vincent Cassel. Suspense. 113 min. Classificação indicativa: 16 anos.
O filme de Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho) concorreu a cinco estatuetas douradas e deu a Natalie Portman seu primeiro Oscar na categoria melhor atriz. GGGG
Trabalho Interno(Inside Job. EUA, 2010). Direção de Charles Ferguson. Narração de Matt Damon. Documentário. 120 min. Classificação: não fornecida.
Dirigido por Charles Ferguson e narrado pelo ator Matt Damon, o documentário vencedor do Oscar (e que derrotou o brasileiro Lixo Extraordinário) discute a crise financeira que abalou o mundo em 2008. GGG 1/2
127 Horas(127 Hours. EUA, 2011). Direção de Danny Boyle. Com James Franco, Kate Mara e Lizzy Caplan. Drama. 94 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Com ótimo desempenho de James Franco no papel do aventureiro montanhista Aron Ralston, 127 Horas, dirigido por Danny Boyle (Trainspotting Sem Limite), recebeu seis indicações ao Oscar, nas categorias melhor filme, roteiro adaptado, edição, trilha sonora e canção original, mas não venceu em nenhuma. GGGG
Lixo Extraordinário(Brasil/Reino Unido, 2010). Direção de Karen Harley, João Jardim e Lucy Walker. Com Vik Muniz, Fabio Ghivelder e Isis Rodrigues Garros. Documentário. 90 min. Classificação indicativa: livre.
Codirigido pelos brasileiros João Jardim e Karen Hartley e protagonizado pelo artista plástico paulista Vik Muniz, o documentário da inglesa Lucy Walker foi indicado à categoria melhor documentário, mas perdeu a estatueta para o americano Trabalho Interno. GGGG
Bravura Indômita (20/06)(True Grit. EUA, 2010). Direção de Joel e Ethan Coen. Com Jeff Bridges, Hailee Steinfeld e Matt Damon. Aventura. 110 min. Classificação indicativa: 16 anos.
O mais recente filme dos irmãos Joel e Ethan Coen recebeu o segundo maior número de indicações ao Oscar 2011. Foram dez, ao todo: filme, direção, ator (Jeff Bridges), atriz coadjuvante (Hailee Steinfeld), direção de arte, fotografia, figurinos, som, edição de som e roteiro adaptado. Acabou não levando nenhuma estatueta para casa. GGGG
Classificações: GGGGG Excelente. GGGG Muito bom. GGG Bom. GG Regular. G Fraco. 1/2 Intermediário. N/A Não avaliado.* Indicado.









