Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
DVD

Oscar para assistir em casa

Principais vencedores e indicados ao prêmio em 2011 chegam às locadoras de vídeo este mês

 | Reprodução
(Foto: Reprodução)
 |

1 de 6

 |

2 de 6

 |

3 de 6

 |

4 de 6

 |

5 de 6

 |

6 de 6

Com o frio que anda fazendo nas últimas semanas, o recurso de muitos curitibamos em busca de entretenimento acaba sendo as videolocadoras. Para esses, o mês de junho reserva uma surpresa que vem bem a calhar: o lançamento em formato DVD dos principais vencedores e indicados ao Oscar 2011.

Disponíveis há mais tempo nas lojas, filmes premiados na mais recente cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles – como A Origem, A Rede Social, O Vencedor e Toy Story 3 – agora deixam seus postos entre os "mais locados", para dar lugar a outras produções igualmente reconhecidas por quem entende do assunto.

Tida como a grande obra-prima do cineasta Daren Aronofsky, o intenso Cisne Negro, que rendeu o Oscar de melhor atriz a Natalie Portman, foi um dos títulos mais disputados nas locadoras neste fim de semana, ao lado do premiadíssimo O Discurso do Rei. Também já disponíveis para locação, estão o drama Inverno da Alma e o documentário Trabalho Interno.

Até o fim do mês, chegam às lojas ainda os filmes 127 Horas, Bravura Indômita e o documentário brasileiro Lixo Extraordinário. Confira a seguir a ficha técnica de alguns longas-me­­tragens premiados (e indicados) que, em breve, farão a festa daqueles que preferem curtir uma sessão de cinema de­­baixo do próprio cobertor.

O Discurso do Rei(The King’s Speech. Reino Unido/Austrália, 2010). Direção de Tom Hooper. Com Colin Firth, Helena Bonham Carter e Derek Jacobi. Drama. 118 min. Classificação indicativa: 12 anos.

Dirigido pelo britânico Tom Hooper, o filme que narra as dificuldades do rei George VI (Colin Firth, em atuação antológica) diante de uma persistente gagueira já chegou como favorito na disputa das 12 categorias do Oscar a que foi indicado. Foi premiado em quatro delas: melhor filme, direção, ator e roteiro. GGG1/2

Inverno da Alma (08/06)(Winter´s Bone. EUA, 2010). Direção de Debra Granik. Com Jennifer Lawrence, John Hawkes e Kevin Breznahan. Drama. 100 min. Classificação indicativa: 14 anos.

Adaptado de um dos romances do escritor Daniel Woodrell, com direção de Debra Granik, Inverno da Alma recebeu quatro indicações ao Oscar, entre elas a de melhor atriz para a revelação Jennifer Lawren­­ce, que interpreta a sofrida adolescente Ree. GGG1/2

Cisne Negro(Black Swan. EUA, 2010). Direção de Darren Aronofsky. Com Natalie Portman, Mila Kunis e Vincent Cassel. Suspense. 113 min. Classificação indicativa: 16 anos.

O filme de Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho) concorreu a cinco estatuetas douradas e deu a Natalie Portman seu primeiro Oscar na categoria melhor atriz. GGGG

Trabalho Interno(Inside Job. EUA, 2010). Direção de Charles Ferguson. Narração de Matt Damon. Documentário. 120 min. Classificação: não fornecida.

Dirigido por Charles Ferguson e narrado pelo ator Matt Damon, o documentário vencedor do Oscar (e que derrotou o brasileiro Lixo Extraordinário) discute a crise financeira que abalou o mundo em 2008. GGG 1/2

127 Horas(127 Hours. EUA, 2011). Direção de Danny Boyle. Com James Franco, Kate Mara e Lizzy Caplan. Drama. 94 min. Classificação indicativa: 14 anos.

Com ótimo desempenho de James Franco no papel do aventureiro montanhista Aron Ralston, 127 Horas, dirigido por Danny Boyle (Trainspotting – Sem Limite), recebeu seis indicações ao Oscar, nas categorias melhor filme, roteiro adaptado, edição, trilha sonora e canção original, mas não venceu em nenhuma. GGGG

Lixo Extraordinário(Brasil/Reino Unido, 2010). Direção de Karen Harley, João Jardim e Lucy Walker. Com Vik Muniz, Fabio Ghivelder e Isis Rodrigues Garros. Documentário. 90 min. Classificação indicativa: livre.

Codirigido pelos brasileiros João Jardim e Karen Hartley e protagonizado pelo artista plástico paulista Vik Muniz, o documentário da inglesa Lucy Walker foi indicado à categoria melhor documentário, mas perdeu a estatueta para o americano Trabalho Interno. GGGG

Bravura Indômita (20/06)(True Grit. EUA, 2010). Direção de Joel e Ethan Coen. Com Jeff Bridges, Hailee Steinfeld e Matt Damon. Aventura. 110 min. Classificação indicativa: 16 anos.

O mais recente filme dos irmãos Joel e Ethan Coen recebeu o segundo maior número de indicações ao Oscar 2011. Foram dez, ao todo: filme, direção, ator (Jeff Bridges), atriz coadjuvante (Hailee Steinfeld), direção de arte, fotografia, figurinos, som, edição de som e roteiro adaptado. Acabou não levando nenhuma estatueta para casa. GGGG

Classificações: GGGGG Excelente. GGGG Muito bom. GGG Bom. GG Regular. G Fraco. 1/2 Intermediário. N/A Não avaliado.* Indicado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.