Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
teatro

Otelo condensado ao som de rock

Montagem da tragédia de Shakespeare dirigida por Sílvia Monteiro estreia neste fim de semana no Teatro Barracão Encena. Danilo Avelleda vive o protagonista, aos 70 anos

Danilo Avelleda, como Otelo, e Mevelyn Gonçalves, no papel de  Desdêmona | Walter Jaworsky/Divulgação
Danilo Avelleda, como Otelo, e Mevelyn Gonçalves, no papel de Desdêmona (Foto: Walter Jaworsky/Divulgação)

A fúria de Otelo é sentida ao som de AC/DC e Black Sab­­bath. O rock mais pesado entra em cena para reforçar nos moldes atuais os tons sombrios da tragédia de Shakespeare, em que a paixão vence a razão e põe tudo abaixo, na adaptação feita pela diretora Sílvia Monteiro.

Otelo, As Faces do Ciúme estreia neste fim de semana, no Teatro Barracão Encena, dando ao ator curitibano Danilo Avelleda a chance de interpretar pela segunda vez em seus 70 anos de vida – 50 deles dedicados ao teatro – a desgraça do príncipe mouro.

O ator – que atuou na primeira montagem do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), Um Elefante no Caos, em 1963, e testemunhou, do palco, a inauguração do Guairão – protagonizou um Otelo, dirigido por Fátima Ortiz, duas décadas atrás.

Agora, encabeça o elenco de uma montagem que propõe um contraste entre o início do século 17, quando a obra foi escrita, e os dias atuais. A atriz Mevelyn Gon­­çalves interpreta sua musa (e perdição) Desdêmona. Luiz Carlos Pazello faz o antagonista Iago, enquanto Pagu Leal vive a esposa do alferes, Emília.

Todos estão de alguma maneira enredados pelo ciúme. "O sexual, o romântico, o profissional", enumera a diretora, justificando as várias "fa­­ces" sugeridas no título da adaptação.

A encenação é uma versão condensada da obra original. Se concentra nas cenas íntimas (entre poucos personagens), dispensando as batalhas e multidões. Os personagens ecoam em dois tempos, 400 anos atrás, quando a tragédia se passa, e como narradores contemporâneos, amaldiçoados a repetir suas histórias eternamente.

Serviço:

Otelo

Teatro Barracão EnCena (R. Treze de Maio, 160), (41) 3223-5517. Texto de William Shakespeare. Direção de Silvia Monteiro. Com Danilo Avelleda, Mevelyn Gonçalves, Luiz Carlos Pazello e Pagu Leal. Estreia, dia 7. 3ª a dom. às 21h. R$15 e R$7,50 (meia). Classificação indicativa: 14 anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.