• Carregando...

Os músicos do quarteto Corda Bamba, que se apresentam hoje dentro da série Terças Brasileiras no Paiol, andam sempre na fronteira entre a MPB e o jazz. Tocam composições de autores brasileiros, como Milton Nascimento e Djavan, mas sempre colocando arranjos instrumentais, com direito a solos de piano e saxofone. E, no repertório, entram também musicos como Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, que já fazem a mistura de estilos por si mesmos.

O Corda Bamba é uma formação recente, datada da Oficina de Música de 2004. A pianista Lilian Nakahodo, o baterista Denis Mariano e o baixista André Kloss, que já tocavam juntos, encontraram na oficina o saxofonista Samuel Daher, da banda de reggae Namastê. Desde então, têm feito arranjos novos para as músicas brasileiras que combinam mais com os quatro instrumentos. Depois, vieram as apresentações em bares. Hoje à noite, é hora de estrear em um teatro curitibano.

O grupo também tem composições próprias. No Paiol, serão apresentadas três músicas de Lilian, uma de Mariano e uma de Kloss. Todas seguem a linha de experimentação de fronteiras entre os dois gêneros em que os músicos são formados, a MPB e o jazz. Para o futuro, eles pensam em incorporar voz ao repertório – mas por enquanto fazem questão de que as músicas próprias também sejam exclusivamente instrumentais.

O show de hoje não vai ter só música. A atriz Michele Porto fará uma participação com teatro de sombras. "Queremos atrair o público para a música instrumental, que não é muito divulgada", diz o baterista Denis Mariano. "Acho que a imagem é uma maneira interessante de fazer isso", conta. Além disso, um trabalho de iluminação e sonoplastia faz o show correr como se fosse caminhando do amanhecer para o fim do dia. A direção artística, responsável pelo efeito, é de Beto Lanza.

A série Terças Brasileiras, promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, leva artistas locais especializados em tocar música brasileira ao Paiol. A idéia é fazer shows de baixo custo que tenham entrada barata para o público. Ainda este mês, no dia 30, o teatro recebe outra apresentação da série. O compositor Waltel Branco fará um show com convidados.

* Serviço: Corda Bamba. Teatro do Paiol (Largo Guido Viaro, n.º 51), (41) 3213-1340. Hoje, às 20 horas. Ingressos a R$ 5.

Repertório

Confira algumas das músicas que serão apresentadas hoje à noite pelo Corda Bamba:

Egberto Gismonti: "Palhaço".

Hermeto Pascoal: "Música das Nuvens e do Chão".

Tom Jobim e Vinicius de Moraes: "Só Danço Samba".

Djavan: "Sem Saber".

Milton Nascimento e Fernando Brant: "Clube da Esquina N.º 2".

Moacir Santos: "Nanã".

Moacir Santos: "Coisa N.º10".

Joyce: "Samba de Mulher".

Lilian Nakahodo: "Macaé", "Para Parati" e "Vista Alegre".

Denis Mariano: "Chorei no Carnaval".

André Kloss: "Coisa do André".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]