• Carregando...

A série "Jornada nas Estrelas", cujo nome original é "Star Trek", foi um dos primeiros fenômenos da televisão norte-americana. Exibida pela primeira vez em setembro de 1966, a série, que mostra a vida dentro da nave Enterprise, completa 40 anos neste mês com fãs e colecionadores espalhados por todo mundo.

Em Curitiba, a paixão pelo seriado está sendo lembrada com a exposição "Star Trek —40 Anos de um Sonho Coletivo" na livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, e nesta segunda-feira (18), o colecionador carioca Carlos Alberto Machado faz uma palestra sobre o tema "Jornada nas Estrelas, Ficção ou Realidade", com entrada franca.

Entre os mais de cem itens que compõem a mostra, há bonecos de personagens, a réplica de alguns uniformes utilizados nos programas da série, broches, CDs de trilhas sonoras, jogos interativos, miniaturas de espaço-nave e estações espaciais, calendários, cards colecionáveis, estojos de áudio e pocket books, fitas de VHS, fotografias de atores com o devido autógrafo, gibis, livros, passaporte da United Federation Planets, pôsteres diversos, revistas, selos, enciclopédia, dicionário da língua Klingon e histórias em quadrinhos.

O sucesso de "Jornada nas Estrelas" e de personagens como o capitão James Kirk e o comandante Spock, se deve, provavelmente, ao ideal apresentado de uma utopia fraterna, tolerante e bem-sucedida onde a diplomacia e o entendimento valem mais do que a força. E a ciência e a tecnologia servem para ajudar a humanidade, não para torná-la menos humana, mas cada vez mais uma mera consumidora.

História

Quando Gene Rodenberry, um ex-fuzileiro naval e produtor de faroestes para a TV, apresentou aos executivos da Paramount Pictures a proposta para uma nova série, que ele conseguiu vender dizendo que seria algo como "A Conquista do Oeste" no espaço, o mundo vivia os tempos de Guerra Fria, entre o mundo capitalista e o comunista. Em meio a era da "Corrida Espacial", o tema parecia evocar uma nova fronteira para o povo norte-americano.

Depois da primeira temporada, os estúdios Paramount resolveram cancelar a série por considerar a audiência insuficiente, mas milhares de cartas chegaram ao estúdio exigindo a continuação de "Jornada nas Estrelas". Graças a este esforço a chamada "Série Clássica de Jornada nas Estrelas" conseguiu durar três temporadas.

"Jornada nas Estrelas" chegou ao cinema em 1979 e rendeu outros sete filme, o último lançado em 2002. A partir de 1987, ganhou uma nova série de TV: "Star Trek: The Next Generation" (Jornada nas Estrelas, a Nova Geração). Depois de sete anos no ar, a "Nova Geração" deu lugar a mais outra três séries: "Star Trek: Deep Space 9" (1993-1999), Star Trek: Voyager (1995-2000) e "Star Trek: Enterprise" (2001-2006), essa teve o cancelamento em 2005, sob a alegação de que os índices de audiência eram baixos.

O fim da série na TV frustrou os fãs que estavam se preparando para comemorar os 40 anos de "Star Trek" neste ano. Como consolo a Paramount anunciou um novo filme com a tripulação da série clássica, mas com um elenco totalmente novo sob a direção de J.J. Abrams (criador da série "Lost"), ainda sem data de lançamento.

Quem quiser, pode relembrar os episódios disponíveis em DVD.

Serviço: Palestra "Jornada nas Estrelas, Ficção ou Realidade", ministrada por Carlos Alberto Machado. Segunda-feira (18) às 19h. Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação. Entrada franca,Exposição "Star Trek — 40 Anos de um Sonho Coletivo". Até o dia 21 de setembro de segunda a sábado das 10h às 22h. Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]