• Carregando...
 | Fotos: Divulgação
| Foto: Fotos: Divulgação

Na ativa

Saiba mais sobre os projetos recentes de Patti Smith:

Doutora

Em maio do ano passado, Patti Smith foi eleita doutora honoris causa pelo Pratt Institute, de Nova York. No discurso de colação, ela explicou que quando se mudou para a cidade, em 1967, jamais teria sido aceita pela instituição, mas como vários de seus amigos estudavam lá – incluindo o fotógrafo Robert Mapplethorpe (1946–1989), com quem vivia – ela passava muitas horas no câmpus, onde acabou aperfeiçoando suas habilidades artísticas.

Escritora

Em novembro de 2010, Patti foi a vencedora do National Book Award dos EUA, na categoria de não ficção, pelo livro de memórias Só Garotos (Companhia das Letras), em que relembra sua relação com Mapplethorpe.

Atriz

Há dois meses, a cantora fez sua estreia na tevê, no episódio "Icarus", da série Law & Order: Criminal Intent, interpretando uma professora de Mitologia da Universidade Columbia.

Música

Na última terça-feira, Patti foi agraciada com o Polar Music Prize, das mãos do rei Carlos Gustavo da Suécia, em Estocolmo. Criado em 1989 por Stig Anderson, empresário do grupo ABBA, o prêmio é concedido anualmente a artistas da música pop e erudita.

Roteirista

Atualmente, Patti trabalha no roteiro da versão cinematográfica de Só Garotos, ao lado de John Logan (O Aviador). Ela também está escrevendo um segundo livro de memórias e um romance policial, cuja história se passa em Londres e Gotemburgo, na Suécia. Além disso, ela está gravando um novo disco, que deve ser lançado no ano que vem.

  • Patti Smith participou da seleção das canções da coletânea Outside Society e escreveu pequenas notas sobre cada uma das faixas

Quando começou a compor canções, nos anos 70, aliando seu amor pela poesia ao vício em música (poderia passar fome, mas não sem uma vitrola por perto) a cantora, compositora, poeta e artista visual Patti Smith, hoje com 64 anos, acabou pegando carona em um movimento cujo intuito era uma produção desatrelada do estilo de vida ma­­terialista. Nada de limusines, farras regadas a quilos de drogas ou rios de dinheiro. O punk rock daquela época estava fortemente associado a ideais políticos e à possibilidade de se fazer música com as próprias mãos.

"O rock sempre foi uma arte do povo. Qualquer pessoa pode unir dois acordes e criar uma canção", disse Patti, em um entrevista concedida à Gazeta do Povo em 2006, ano em que se apresentou na Pedreira Paulo Leminski, no extinto Tim Festival. Esse ideal a acompanha desde sempre. Não à toa, uma recém-lançada coletânea que reúne as principais músicas da cantora gravadas entre 1975 e 2007 leva o nome de Outside Society (na tradução, algo como "sociedade de fora").

Supervisionada pela própria artista, a seleção das 18 faixas incluídas na compilação divide a carreira de Patti Smith em dois momentos distintos: nove canções são da fase poeta-punk dos anos 70 e as outras nove pertecem ao período de retorno, pós-1988 (após casar-se com o guitarrista Fred "Sonic" Smith, da lendária banda MC5, Patti passou anos longe da música, reclusa em um subúrbio de Detroit, acompanhando o crescimento de seus dois filhos, Jackson e Jesse).

Repertório

Remasterizadas pelo premiado engenheiro Greg Calbi e o músico Tony Shanahan, baixista da banda de Patti, as canções de Outside Society vêm acompanhadas de pequenas observações escritas pela cantora no encarte do CD. Sobre "Because the Night", único hit de sucesso comercial de sua carreira, escrito em parceria com Bruce Springsteen, Patti revela: "Bruce Springsteen me deu o melhor dos presentes ao permitir que eu incluísse alguns versos em um hino construído com tanta beleza. Minha contribuição foi escrita para meu futuro marido, Fred ‘Sonic’ Smith."

Também é para Fred, morto em 1994, que Patti dedica "Frederick" e "Dancing Barefoot", merecidamente incluídas nessa consistente seleção, que conta ainda com a orgásmica poesia beat de "Gloria", o comovente hino coletivo "People Have the Power"e a enérgica "Rock N Roll Nigger". Da produção mais recente da cantora, destacam-se a tradicional canção folk "Trampin’" (2004), gravada ao lado de sua filha e a versão anti-grunge de "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana), oriunda de seu mais recente álbum, Twelve (2007).

Organizada cronologicamente, Outside Society é uma excelente introdução aos que se interessaram pela obra de Patti Smith após a leitura de Só Garotos. Para os fãs antigos, é uma ótima maneira de celebrar a obra de uma das mais influentes artistas de todos os tempos. GGGG

* * * *

Serviço:

Outside Society, Patti Smith. Sony Legacy. Importado. Preço médio: US$ 10. Rock.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]