• Carregando...
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita). | Divulgação
Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita).| Foto: Divulgação

Quem é quem

• Beatriz (Priscila Fantin) – Herdeira de uma grande fortuna em ações, propriedades e participações em grandes empresas, aprendeu desde cedo que os laços e compromissos afetivos não têm valor algum. O único amor verdadeiro que tivera fora pelo seu pai arqueólogo, que sumiu ao procurar o escondido reino de Atlântida, deixando como lembrança para a filha apenas uma misteriosa estátua.

• Dante (Reynaldo Giannechini) – Motorista de táxi de bom caráter e bom coração. Casado com a batalhadora e humilde Clarice.

• Clarice (Giovanna Antonelli) – Casada com o taxista Dante, a personagem faz doces e bolos por encomenda para ajudar nas despesas da família. Apesar de tudo, não resistirá à tentação de ter uma vida financeiramente mais folgada e tentará fazer a cabeça do marido para ser um pouco mais ambicioso.

• Agatha (Cláudia Raia) – Mulher misteriosa que busca o segredo da imortalidade e acredita haver algo escondido dentro da estátua deixada pelo pai de Beatriz. • Rebeca (Elizabeth Savala) – Representando a soberba, a mãe de Beatriz (Priscila Fantin) tem pânico de envelhecer e tenta se passar por irmã da filha. Para que o tempo não a alcance, faz os mais esdrúxulos tratamentos de beleza e usa todos os cremes antiidade disponíveis no mercado.

• Custódia (Cláudia Jimenez) – Anjo da guarda da jovem Beatriz, a atrapalhada personagem tem a missão de dar conselhos diretamente a sua protegida, para que ela deixe de ser uma pecadora e encontre um grande amor.

• Miriam (Gabriela Duarte) – Professora idealista que luta pela melhoria do ensino público brasileiro. Tenta salvar a Escola Estadual Janete Emmer Gomes da ruína completa ao assumir a direção do colégio.

O eterno conflito entre o bem e o mal e as características que ambos são capazes de determinar no caráter humano. O mote, presente em nove a cada dez produções televisivas – sejam elas novelas, filmes, seriados e mesmo desenhos animados –, é o ponto central de Sete Pecados, novela que substitui Pé na Jaca a partir de hoje, às 19 horas, na RPC TV.

Apesar de nada inédito, o tema possui uma versatilidade infinita que, quando bem explorada, pode dar origem a histórias que sobrevivem à passagem dos séculos. Basta lembrar do poema épico A Divina Comédia, escrito pelo italiano Dante Alighieri (1265 – 1321), sobre a odisséia do personagem Dante, que ao se perder em um floresta escura por não ter seguido o caminho correto, é guiado em uma viagem iniciada nos portais do inferno, com direção às portas do céu. Ou então da história de Fausto – personagem de uma popular lenda alemã, imortalizada pelo romance de Johann Wolfgang Goethe (1749 – 1832) – médico e alquimista que, no intuito de superar os conhecimentos de seu tempo, faz um pacto de conseqüências trágicas com o demônio Mefistófeles.

Eis que os dois clássicos da literatura mundial serviram de inspiração para o autor Walcyr Carrasco (Alma Gêmea), que faz sua estréia no horário das sete, lidando com personificações dos sete pecados capitais (soberba, ira, inveja, preguiça, avareza, gula e luxúria) e das sete virtudes correspondentes a cada um deles (humildade, paciência, caridade, diligência, generosidade, temperança e castidade).

Escrita com a colaboração de André Ryoki e com direção-geral de Jorge Fernando (em sua terceira parceria com Carrasco), Sete Pecados tem como objetivo principal recuperar a audiência da faixa das 19 horas, bastante prejudicada pela baixa popularidade das duas últimas tramas exibidas no horário: Bang-Bang (de Mário Prata, posteriormente substituído por Márcia Prates, com consultoria de Carlos Lombardi) e Pé na Jaca (de Carlos Lombardi).

Especialista em novelas de época, Walcyr Carrasco ambienta, pela primeira vez, sua história num universo contemporâneo, que, por sinal ele conhece bem: a cidade de São Paulo, sua terra-natal. Mas, apesar da mudança de cenário, o autor transporta para Sete Pecados um elemento que utilizou com sucesso em suas novelas mais prestigiadas – Chocolate com Pimenta (2003) e O Cravo e a Rosa (2000) –, a comédia. "Essa não é uma novela tradicional", adiantou o autor em entrevista coletiva na ocasião do lançamento da novela.

Elenco

Após a criticada atuação como a índia Serena, protagonista de Alma Gêmea, Priscila Fantin retoma a parceria com Walcyr Carrasco, igualmente no papel principal, em Sete Pecados. A atriz interpreta a patricinha milionária Beatriz, garota que convive e comete diariamente os sete pecados sem a menor dor na consciência. Com o objetivo de salvar a bela moça, um anjo-da guarda, ou melhor a "anja" Custódia (Cláudia Jimenez) é enviada à Terra, com a missão de colocar no caminho de Beatriz um homem com alma de anjo, para que o amor a redima.

Porém, um tanto quanto atrapalhada, a protetora de Beatriz a atira justamente nos braços de Dante (Reynaldo Giannechini), um taxista bom caráter casado com a humilde Clarice (Giovanna Antonelli). O triângulo amoroso de beldades, com destaque para Giovanna Antonelli, que volta às novelas após três anos afastada – a última trama de que participou foi Da Cor do Pecado (2004), atualmente em reprise na sessão Vale a Pena Ver de Novo –, será o centro de Sete Pecados. Os três personagens, garante o autor, não irão permanecer estanques nas posições de vilões e mocinhos, mas sim experimentar os opostos de suas principais virtudes e dos pecados que mais cometem.

Apostando na última tendência das telenovelas, Sete Pecados também investe em elementos sobrenaturais, apresentados com muito bom humor pelos personagens Custódia (Cláudia Jimenez) e Arcanjo Gabriel, vivido pelo galã Erik Marmo (Alma Gêmea). A trama cede igualmente espaço para discutir problemas sociais, no caso, a falta de incentivo à educação pública no país, situação representada pela caótica Escola Estadual Janete Emmer Gomes (nome escolhido por Carrasco em homenagem à novelista Janete Clair).

Seguindo a tradição, as primeiras cenas da nova novela das sete foram feitas no exterior, mais especificamente em Bariloche, Argentina, numa estação de esqui no Cerro Catedral, onde os personagens Dante (Giannechini) e Clarice (Giovanna Antonelli) passaram sua segunda lua-de-mel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]