• Carregando...
Jimi Hendrix: 40 anos de morte do guitarrista impulsionam série de relançamentos | Divulgação/Sony Music
Jimi Hendrix: 40 anos de morte do guitarrista impulsionam série de relançamentos| Foto: Divulgação/Sony Music

Bastidores

Confira algumas curiosidades de bastidores presentes nos DVDs que acompanham os quatro álbuns de Jimi Hendrix, que acabam de chegar em edições remasterizadas ao mercado brasileiro.

Estreia

Tido como um dos álbuns de estreia mais influentes da história do rock-and-roll, Are You Experienced? (1967), primeiro disco de Jimi Hendrix e sua banda The Experience, formada pelo baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell, foi gravado em Londres, em dez dias e custou o equivalente a R$ 4 mil.

Balada

A balada "Wind Cries Mary", desse mesmo álbum, foi feita em 20 minutos por Noel e Mitchell a partir de uma base criada por Hendrix, que acrescentou ainda cinco guitarras diferentes nesse intervalo de tempo.

Cantor

Jimi costumava gravar seus vocais tocando a guitarra delicadamente, para ter mais segurança ao cantar.

Nota

Hendrix toca a mesma nota no piano – uma oitava em lá bemol – durante a faixa "Are You Experienced?". Na mesma canção, bases de todos os instrumentos, incluindo o solo, foram inseridas de trás para frente, para criar um efeito psicodélico.

Conselho

Jimi Hendrix era bem acessível e costumava ouvir as opiniões do empresário Chas Chandler quanto a deixar sua sonoridade mais comercial.

  • The Jimi Hendrix Experience: power trio teve trajetória curta, mas intensa

Se 2009 foi o ano dos Beatles, marcado pelo relançamento de todo o catálogo da banda britânica (mais o videogame Rock Band), 2010 entrará para a história como o ano de Jimi Hendrix. Em setembro, quando a trágica morte do guitarrista completa 40 anos, a discografia do músico já estará mais longa, graças a uma série de lançamentos póstumos e remasterizações que, aos poucos, chegam ao mercado brasileiro.

Em março, foi a vez de Valleys of Neptune, álbum com 12 canções inéditas, gravadas em 1969 e que integrariam o quarto disco da The Jimi Hendrix Experience, banda liderada pelo guitarrista, ao lado do baixista Noel Redding e do baterista Mitch Mitchell. No mesmo mês, foi lançada a quarta edição da Experience Hendrix Tour 2010, turnê que reúne guitarristas como Joe Satriani, Brad Whitford (Aerosmith), Kenny Wayne Shepard e o ex-parceiro Billy Cox (baixo) em uma série de tributos à obra de Hendrix.

Neste mês, chegam às prateleiras nacionais quatro "pérolas" que devem fazer ainda mais a alegria dos fãs: versões remasterizadas dos três álbuns lançados pela The Jimi Hendrix Experience, formação que, apesar da curta trajetória (de 1967 a 1969), deixou um legado intenso e inigualável – Are You Experienced (1967), Axis: Bold as Love (1967) e Electric Ladyland (1968). Completando a leva , está ainda First Rays of the New Rising Sun, mais um trabalho póstumo composto por 17 faixas, algumas delas registradas pouco antes da morte do guitarrista, aos 27 anos de idade.

Além do áudio remasterizado, o quatro CDs, em embalagem digipack, contam com encartes repletos de imagens raras, manuscritos originais de Hendrix, fotos de bastidores e um DVD, com uma espécie de minidocumentário sobre o making of de cada um dos discos, dirigido por Bob Smeaton, responsável por Anthology, dos Beatles. Com cerca de 15 minutos cada, os DVDs contam com depoimentos de pessoas que acompanharam os processos de gravação, entre eles Chas Chandler, produtor e empresário do guitarrista; o engenheiro de som Eddie Kramer e os músicos da The Experience, Noel Redding e Mitch Mitchell.

Revelações

Remasterizados digitalmente a partir das fitas originais, os três álbuns da The Jimi Hendrix Experience contam com mais detalhes do que os ouvidos podiam perceber nos formatos lançados até então. Gravados em uma época em que as bandas ouviam os discos umas das outras para tentar descobrir como conseguiram atingir efeitos sonoros tão diversos no estúdio – vide Pet Sounds (1966), dos Beach Boys e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), dos Beatles – os discos que trouxeram à tona o talento musical inigualável de Hendrix, também revelam sua criatividade de compositor e quase maestro. A genialidade do guitarrista fica ainda mais perceptível após uma olhada nos DVDs que acompanham os relançamentos. Diretamente do estúdio onde os discos foram gravados, o engenheiro de som, Eddie Kramer destrincha algumas canções, canal a canal, para mostrar detalhes que, muitas vezes passam despercebidos mesmo aos ouvidos mais atentos. Como, por exemplo, o coro de Hendrix, Redding e Mitchel entoando as palavras purple haze, durante boa parte da canção que leva o mesmo título, presente no álbum de estreia, Are You Experienced.

A sintonia de Redding e Mitchell com o guitarrista também fica evidente quando Chas Chandler revela que a balada "Wind Cries Mary" foi gravada em pouco mais de 20 minutos, bem no fim de uma das sessões. Os fãs também acabam tendo acesso a detalhes de bastidores, que revelam, além da genialidade, a obstinação e a humildade de Hendrix. "Não é à toa que ele era um guitarrista exímio. Fazia tudo tocando guitarra. Quando acordava, de manhã tocava antes mesmo de sair da cama e levava o instrumento consigo até quando ia ao banheiro. Praticava de oito a nove horas por dia", conta Chandler, que dividiu um apartamento com Hendrix, em Londres.

De acordo com o empresário e produtor, Hendrix era bastante acessível quanto a moldar sua sonoridade em prol de um caminho mais comercial, ao mesmo tempo que não abria mão das experimentações: foi ideia dele gravar uma base de piano de uma nota só (uma oitava de lá em bemol) durante a canção "Are You Experienced", em que Hendrix chega ainda a solar de trás para frente. "Ele pedia para levar as fitas das gravações para casa e treinava os solos de maneira que soubesse como iam soar ao contrário", revela Kramer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]