• Carregando...
Peça Hécuba permanece em cartaz até domingo | João Caldas/Divulgação
Peça Hécuba permanece em cartaz até domingo| Foto: João Caldas/Divulgação

Festival termina neste domingo; veja as peças que estão em cartaz

O Festival de Curitiba termina neste domingo (8), mas ainda dá tempo de conferir uma peça. Entre dramas e comédias, muitos espetáculos permanecem em cartaz neste fim de semana, como "Um Chifre Nasceu em Mim", "Caravana – Memórias de um Picadeiro", "Hécuba" e "Os Sete Pecados"

Leia matéria completa

Para encerrar a 21ª edição do Festival de Teatro Curitiba, o palco do Guairão acolhe neste fim de semana de Páscoa uma yragédia grega, com o texto clássico e o uso do coro que caracterizava o teatro helênico. A montagem de Hécuba que o diretor mineiro Gabriel Vilela trouxe à Curitiba inova na apresentação: figuro e cenário trazem cores e padronagens que lembram o folclore brasileiro e, principalmente, o Peru dos incas.

Esta "climatização" de textos clássicos é uma proposta vista em outros trabalhos do diretor, sempre com bons resultados. Na segunda edição do Festival de Teatro de Curitiba, ele trouxe uma montagem de Romeu e Julieta muito brasileira, que foi o grande sucesso daquela edição (agora distante) de 1992.

No conjunto, o que os curitibanos estão vendo no Guairão, com última apresentação neste domingo (8), às 21h, é uma grande moldura para o tour de force de Walderez de Barros. Atriz experiente e de presença cênica muito forte, ela concentra os olhares da plateia durante os 60 minutos do espetáculo, que conta um episódio da Guerra de Troia.

Em partes isso se deve ao fato de que o personagem de Walderez se mantém humano e de fácil identificação ao longo da tragédia, enquanto os demais personagens no palco são apresentados com recursos cênicos e de interpretação mais carregados, como o uso de máscaras, o que os aproxima de figuras míticas ou folclóricas.

Este Hécuba não é a montagem mais memorável de Gabriel Vilela, mas reúne os elementos do teatro de qualidade que ele (e neste caso também Walderez de Barros) tem demonstrado esforço para fazer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]