• Carregando...

A principal personagem do curta-metragem Fotos de Família é inusitada. Chama-se Ana Luiza e a sua história é justamente a ausência de uma história. "É uma moça que, por algum motivo, simplesmente não tem um passado. Ela busca tirar ou conseguir fotografias que possa usar como retratos de seu histórico familiar idealizado", explica Eduardo Baggio, co-diretor do filme ao lado de Carlos Rocha. O curta, de 18 minutos de duração, será mostrado pela primeira vez amanhã, às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba.

O enredo surgiu a partir de um conto de Jason Britto, um dos quatro roteiristas do filme, ao lado de Baggio, Rocha e Milena Emilião. O texto narrava a relação entre uma garota e um garoto que fotografam um ao outro às escondidas. "Não é uma adaptação. O conto serviu como uma discussão base, um ponto de partida que nos permitiu criar uma personagem e uma história completamente diferentes daquela presente no texto", explica Baggio. A idéia foi compilada em um projeto e venceu, em 2003, o prêmio Melhor Portfólio e Projeto pelo evento Ação 4:3, da Fundação Cultural de Curitiba. O roteiro foi finalizado no ano passado e rodado em janeiro de 2005.

Milena Emília, uma das co-roteiristas e continuísta da produção, conta que o filme jamais explica a ausência de um passado na vida da personagem principal. É uma qualidade pressuposta e misteriosa de Ana Luiza. A atriz que a interpretou, Luciana Dal Ri, chegou a estranhar o fato e pedir orientações para os diretores. "Eu não criei nenhum passado, nem mesmo para dirigir a atriz, porque queria que isso ficasse como uma questão inteiramente aberta", justifica Baggio.

O filme se dedica a narrar, de maneira naturalista, como a personagem busca construir o seu passado, por meio de fotografias e encontros com diferentes figuras curitibanas. Um deles é o universitário Carlos, interpretado pelo ator local Castro Salles, que se sente atraído pela garota. "Ela quer esse contato apenas para conseguir imagens, mas ele encara a relação como um romance", revela o diretor.

A intenção da equipe de Fotos de Família é negociar um período de exibição regular do curta nos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba, antes das sessões fixas de longas-metragens. O filme também deverá rodar o circuito nacional dos festivais de cinema.

* Serviço: Estréia do curta Fotos de Família, de Eduardo Baggio e Carlos Rocha. Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1174 – Centro), (41) 3321-3252. Amanhã, às 20 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]