• Carregando...

Confira o desabafo na íntegra no blog de Paulo Coelho

O escritor Paulo Coelho desabafou a respeito de sua insatisfação com o atual Ministro da Cultura, Juca Ferreira, que foi, segundo ele, "deselegante" ao cancelar presença, no próximo dia 15, na Feira de Frankfurt, maior evento literário do mundo que fará, em sua abertura, uma comemoração aos 100 milhões de exemplares vendidos pelo autor.

"O que entendo é a completa e absoluta falta de respeito comigo, com meus editores nacionais e internacionais, com a Feira de Frankfurt – já que sua presença tinha sido anunciada – e com os meus leitores", escreveu Coelho.

"Não quero que o ministro mude sua agenda, já não me interessa mais sua presença e de seus convidados. Quero apenas que me devolva o convite; será entregue ao primeiro mendigo ou desempregado que passar na porta. Pelo menos, ele se divertirá um pouco Juca Ferreira, meu convite de volta, por favor."

Segundo ele, o ministro já havia confirmado sua participação no evento e avisou, há duas semanas, que cancelaria sua presença por conta de um evento com outros ministros da cultura do mundo. Coelho diz ter procurado informações a respeito do evento, porém não encontrou "absolutamente nada".

Segundo Coelho, um evento deste porte é não só "simbólico para o escritor", mas também "representa uma oportunidade única para um ministro entrar em contato com mais de cem profissionais da área, e aproximadamente 300 jornalistas do mundo inteiro".

Coelho explicou que o convite havia sido feito em março de 2008 ao então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que confirmou presença no evento. Posteriormente, ele disse ter entrado em contato com o Presidente Lula que, "muito gentilmente, e com bastante antecedência, explicou que estaria na mesma ocasião recebendo um prêmio na Espanha".

O escritor garantiu que a atitude do ministro não irá alterar suas atividades no evento literário, e que ele continuará abrindo como escritor convidado, junto com o Presidente da Feira e o Presidente do Estado de Hessen. A festa contará com Gilberto Gil na condição de amigo. "O que lamento é não poder, mais uma vez, tentar ajudar a literatura brasileira colocando o ministério da Cultura em contato com dezenas de editores que podiam, pelo menos, se interessar por algum dos excelentes autores que temos em nosso país".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]