• Carregando...

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha ganhou o prêmio de arquitetura Pritzker 2006 por seu meio século de trabalho levando beleza e ordem a uma caótica São Paulo.

Mendes da Rocha, 77 anos, é o segundo brasileiro a receber o Pritzker, considerado um "Nobel de Arquitetura", depois de Oscar Niemeyer ser premiado em 1988.

Enquanto o concreto curvo de Niemeyer simboliza a excitante Rio de Janeiro e a futurista capital Brasília, o concreto liso de Mendes da Rocha reflete a seriedade de São Paulo, a capital comercial do país e lar de 18 milhões de habitantes.

"Seus materiais de concreto, que são sua assinatura, e seus métodos de construção inteligentes e notavelmente diretos, criam prédios poderosos e expressivos reconhecidos internacionalmente", disse o júri do Pritzker em um comunicado divulgado no domingo.

Um desses prédios é o Museu Brasileiro da Escultura (1988), onde um espaço ao ar livre em vários níveis dá aos paulistanos um lugar para relaxar no meio da selva de concreto da cidade.

Mendes da Rocha, falando de São Paulo, descreveu o prêmio como uma honraria para os arquitetos brasileiros e latino-americanos.

- Fiquei muito emocionado (com o prêmio) e posso dizer que considero essa atenção com a minha obra uma forma de considerar de extrema importância o trabalho da arquitetura na América Latina, um espaço novo, recentíssimo - disse Mendes da Rocha à Reuters, em entrevista na quarta-feira.

O prêmio, que já foi concedido aos arquitetos Sir Norman Foster (Grã-Bretanha), Renzo Piano (Itália) e a Thom Mayne (Estados Unidos), foi apenas a três latino-americanos desde sua criação, em 1979.

Embora venerado no Brasil, Mendes da Rocha alcançou reconhecimento internacional ao receber o prêmio Miles van der Rohe para a Arquitetura Latino-americana em 2000.

O júri disse que a carreira de Mendes da Rocha foi "guiada por um senso de responsabilidade pelos habitantes de seus projetos, assim como pela sociedade como um todo". Os jurados elogiaram sua habilidade de construir com espaços e orçamentos pequenos.

Embora Mendes da Rocha tenha construído casas e lojas para algumas das famílias mais ricas de São Paulo, ele também passou décadas ensinando na Universidade de São Paulo e foi um membro importante em projetos sociais e de renovação urbana.

Em 2002, ele revitalizou a Praça do Patriarca no coração do centro deteriorado de São Paulo, erguendo um gigantesco pórtico de aço que parece flutuar sobre a praça.

- Paulo Mendes da Rocha põe o alegre ritmo do Brasil em seu trabalho, e ao fazer isso levanta o espírito de todos cujas vidas são tocadas por ele - disse o presidente do júri, Lord Palumbo.

Recentemente ele projetou casas financiadas pelo governo em Madri, na Espanha, e está trabalhando na Galícia, no noroeste da Espanha, integrando novos prédios no campus da Universidade de Vigo.

O prêmio, concebido pela família Pritzker de Chicago, os donos da cadeia de hotel Hyatt, será dado a Mendes da Rocha em uma cerimônia em 30 de maio em Istambul, na Turquia.

- Embora poucos de seus prédios tenham sido feitos fora do Brasil, as lições para aprender de seu trabalho, tanto quanto arquiteto praticante quanto como professor, são universais - disse o presidente da Fundação Hyatt, Thomas J. Pritzker.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]