Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Retrato

Paz em Angola é "retratada" por jornalistas em Curitiba

Profissionais lançam livro e abrem exposição fotográfica no Beto Batata

Após 30 anos de guerra civil, Angola vive em paz desde 2002. Esse curto, mas muito significativo, período de tempo para os 14 milhões de habitantes do país é mostrado no livro "O Retrato da Paz", que será lançado nesta quarta-feira (28), às 20h, no Beto Batata do Alto da XV. No mesmo evento, também haverá a abertura da exposição fotográfica que reúne algumas das 112 imagens da obra.

Por mais de 40 dias, entre novembro e dezembro de 2006, o fotojornalista Leandro Taques e o jornalista Julio César Lima buscaram personagens de diversos segmentos da sociedade que contribuíssem com relatos sobre o período de guerra e de pós-guerra. Foram 6,5 mil quilômetros por vias terrestres em 11 províncias angolanas. O trabalho resultou em cerca de cinco mil fotografias e 18 horas de gravações audiovisuais com mais de 50 personagens.

O livro reúne impressões, fotos, e depoimentos dessas pessoas sobre a reestruturação social e econômica do país que tenta se reorganizar, mesmo tento muitos excluídos, principalmente órfãos de guerra. "O que mais chama a atenção é a vontade do povo angolano em aproveitar esse momento de paz. Eles sabem que tudo precisa ser refeito, mas estão com esperança. Não encontramos ninguém pessimista com o futuro do país", afirma Leandro Taques em entrevista ao Caderno G da Gazeta do Povo.

Mesmo a guerra civil em Angola tendo 30 anos, os conflitos começaram muito antes. Foram 14 anos de batalhas com as forças armadas portuguesas até a independência do país em 1975. Após esta data, os movimentos de libertação MPLA, Unita e ainda a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), até então aliados, passaram a guerrear pelo poder. Os conflitos só cessaram com a morte do líder da Unita, Jonas Savimbi, em 2002.

O projeto, que é patrocinado pela Petrobras, terá ainda palestras em escolas, universidade e centros culturais.

Serviço: Lançamento do livro "O Retrato da Paz" e abertura da exposição fotográfica. Dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 20 horas, no bar Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678 – Alto da XV). A exposição fica no mesmo local até 31 de março.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.