• Carregando...
 | Denise Giussani/Divulgação
| Foto: Denise Giussani/Divulgação

Interior

Veja as cidades que receberão a peça até junho:

Mariluz, Altamira do Paraná, Mato Rico, Palmital, Laranjal, Diamante do Sul, Rio Bonito do, Iguaçu, Corumbataí do Sul, Cruzmaltina, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Rio Branco do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Goioxim, São Jeronimo da Serra, Curiuva, Ventania, Imbaú, Reserva, Ortigueira, São João do Triunfo, Doutor Ulisses, Itaperuçú e Guaraqueçaba.

Uma peça irônica em um ato em que Anton Chékhov escancara as dores de um casamento se tornou uma ferramenta para manter adolescentes longe do cigarro no interior do Paraná. A Confraria Cênica, que montou Os Male­­fícios do Tabaco (escrito entre 1886 e 1889) em 2008, com o nome Entre Bitucas e Fumaça, agora leva o trabalho para 40 cidades do Paraná e 10 de Santa Catarina, incluindo os 25 municípios paranaenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano. O projeto, possível graças ao edital Myrian Muniz, vencido pelo grupo, terá duração de quatro meses.

A turnê parte hoje em direção a Mariluz, no Norte do estado. Na maior parte das cidades, as apresentações acontecerão em escolas, mas o grupo se prepara para ocupar de salões paroquiais a refeitórios.

A obra conta a história de Kin (no original, Ivan Ivánovitch Niúkhin), homem solitário cuja mulher o inferniza há 30 anos. Ela o convence a dar uma palestra sobre, como diz o título, os malefícios do cigarro. O problema é que o sujeito é fumante inveterado, e durante sua fala acaba confessando problemas íntimos e expondo suas misérias.

Em sua montagem, a Con­­fraria usa um ofurô, onde Kin está preso a uma tenda de oxigênio, e foi acrescentado um médico que traz a atual visão politicamente correta sobre o fumo.

Kin é vivido por Luiz Car­­los Pazello (foto), sob direção de Sílvia Monteiro. O curioso é que o ator era fumante até um ano atrás. "Quando parei, pensei que era hora de seguir com o projeto", contou à Gazeta doPovo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]