Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
estreia

Peça fala sobre deficiência de forma otimista

“O Cavalo Branco de Muriah” está em cartaz no Teatro José Maria Santos neste fim de semana

Renato Perré em ação: espetáculo discute também a instabilidade emocional | Divulgação
Renato Perré em ação: espetáculo discute também a instabilidade emocional (Foto: Divulgação)

A peça da Cia. Filhos da Lua “O Cavalo Branco de Muriah”, com direção de Renato Perré e produção de Judy Fiorese, estreia esse sábado (10), no Teatro José Maria Santos.

A história é a de um garotinho que perdeu o movimento das pernas e agora vive em uma cadeira de rodas. Mas que mesmo com todas suas dificuldades, não desiste de viver os sonhos que sempre teve. De uma forma lúdica e poética, o espetáculo busca passar para o espectador a superação dos desafios que a vida traz.

Antes de adaptá-lo para uma peça teatral, Perré e sua equipe fizeram uma leitura dramática do texto em instituições e escolas de deficientes físicos, como as APAEs. Com essas experiências, descobriram a importância das relações afetivas como uma forma de lidar com a dificuldade motora.

Segundo Candiê Marques, produtor musical, a peça é baseada na música – o pai é violeiro e a mãe, sanfonista. O espetáculo possui uma trilha sonora original, produzida totalmente por Doriane Conceição, que usa da linguagem poética em suas composições como forma de trazer ao espectador a essência dos sonhos e motivações do garoto.

A dinâmica da peça, que é ditada a partir do ponto de vista da criança, envolve interação entre os bonecos e personagens, fazendo a transição entre a presença lúdica com a humana. O cenário também fala: com estruturas e esculturas de arame, todos transpassados pelo palco, mostra a instabilidade emocional que acontece não só com quem sofre um acidente, mas também com os que estão ao redor. “Cada amarração de arame trabalha em cima do desequilíbrio emocional e psicológico dos personagens”, diz Candiê.

A segunda montagem do grupo neste ano fica em cartaz até o dia 18 de outubro, sempre aos sábados e domingos, com apresentações às 16 horas.

Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada), e estão à venda na bilheteria do teatro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.