• Carregando...
Criado a partir de filmes das décadas de 1940 e 1950, espetáculo traz referências que prometem surpreender os cinéfilos | Guillermo Ribas/Divulgação
Criado a partir de filmes das décadas de 1940 e 1950, espetáculo traz referências que prometem surpreender os cinéfilos| Foto: Guillermo Ribas/Divulgação

Programe-se

O Incrível Segredo da Mulher Macaco

Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5111. De 3 a 6 de julho. Quinta a sábado, às 20 horas; e domingo, às 19 horas. R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Sujeito à lotação. Classificação indicativa: 14 anos.

O dramaturgo paraense Saulo Sisnando defende que ser original é copiar bem. "O lance é saber organizar nossas influências dentro de uma obra", diz o artista, que nesta semana traz a Curitiba o espetáculo O Incrível Segredo da Mulher Macaco para uma breve temporada no Teatro da Caixa.

A montagem, cujos ingressos estão à venda desde ontem na bilheteria do teatro, é o exemplo perfeito dessas colagens de diferentes elementos. A trama mistura a premissa de O Morro dos Ventos Uivantes, romance clássico de Emily Brontë sobre um homem que retorna para casa, a uma ambientação típica de filmes norte-americanos de 1940.

O resultado é uma salada de gêneros, que brinca com o melodrama, a comédia e o horror. "Esse é um trabalho que deve muito a Douglas Sirk [cineasta alemão conhecido pelos dramas filmados nos Estados Unidos] e Alfred Hitchcock", afirma o diretor. A produção ainda envolve figuras do imaginário mexicano e referências às novelas brasileiras.

Em cena, os atores Ro­­­­drigo Fagundes, Wendell Bendelack e Renato Bavier interpretam diferentes personagens femininos e masculinos. O desafio do trio é manter a credibilidade da história, afirma o diretor. A peça também tem uma participação especial de Malu Mader, que emprestou sua voz para uma gravação que surge durante a encenação.

Cinema

A ideia de O Incrível Segredo da Mulher Macaco nasceu de um convite de Bendelack à Sisnando. O ator conhecia o produtivo trabalho do dramaturgo, que geralmente comanda diversos projetos ao mesmo tempo em Belém, e encomendou a produção. "Como somos todos apaixonados por cinema, acabamos experimentando elementos dessas linguagens no palco", revela.

Profundo admirador da sétima arte, Sisnando garante que as inserções não atrapalham a história. "Afinal, é o que o público quer ver", dispara.

O diálogo entre o jogo fílmico e o cênico o interessam tanto que viraram seu tema de dissertação de mestrado, em que pesquisa de que forma a iluminação, o cenário e o figurino das telonas aparecem no palco. "O teatro é uma abstração, ao contrário do cinema, que precisa de elementos críveis. Gosto de inverter isso nas minhas peças."

O público de Curitiba poderá conferir um pouco desse estilo em O Incrível Segredo da Mulher Macaco, pois a produção é uma grande homenagem ao cinema. Feita a partir de pesquisas de filmes das décadas de 1940 e 1950, a montagem tem inúmeros easter eggs (surpresas) para cinéfilos. Um brinde para aqueles que dividem a mesma paixão que o diretor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]