• Carregando...

Que atire a primeira pedra quem nunca pecou. Inveja, ira, soberba, preguiça, gula, avareza e luxúria - os sete pecados capitais - vão dominar o horário das 19h da Globo a partir do dia 18 de junho, substituindo a fracassada "Pé na jaca". Os protagonistas são Priscila Fantin, Reynaldo Giannechini, Giovanna Antonelli, Elizabeth Savalla e Cláudia Raia.

Assinada por Walcyr Carrasco e com direção de Jorge Fernando, a novela "Sete pecados" (com logomarca imitando o filme americano "Seven"), lançada com descontração na quinta-feira (31) no Projac, tenta fugir da novelão tradicional para tentar reverter a trajetória de baixa audiência no horário.

- Esta novela não tem elementos de história clássica. Todo mundo vai se transformar o tempo todo, não estando preso ao clássico modelo mocinho e vilão.

A relação pecado X virtude (caridade, paciência, humildade, diligência, temperança, diligência e castidade, respectivamente), na realidade faces da mesma moeda, ganha ares de comédia, marca das tramas das sete. A ação se passa em São Paulo, terra de Walcyr (que nega que o canal tenha pedido a paulicéia no ar), e um alívio para a TV Globo, já que pesquisas com telespectadores indicam uma fadiga do Rio como cenário novelístico.

- Os sete pecados moldam nossa civilização. Na realidade, são comportamentos. Os mostramos com leveza e numa São Paulo moderna, bonita mesmo. Moro lá e conseguimos ângulos diferentes, que mostram como a cidade é bonita e nem eu sabia - decreta Carrasco.

Depois de uma série de novelas de época bem-sucedidas no horário das seis ("O cravo e a rosa", "Chocolate com pimenta" e "Alma gêmea"), sempre com temática mística, Walcyr estréia no horário das sete com trama contemporânea sem abandonar sua marca.

- Não penso em responsabilidades de audiência, horário, se é de época ou não. "Sete pecados" é de época, da época de hoje - brinca Walcyr, que nega semelhanças com a novela "Deus nos acuda".

- Escrevo novela sobre as coisas que gosto e que sobre as quais entendo. Pertenço à Rosa Cruz e acabei de chegar de Israel, onde comprei um anel, com certificado, com a cruz dos cavaleiros templários, que tinham a missão de libertar Jerusalém no século XIV. Acredito nisso. Não saberia escrever sobre o que eu não gosto. Se for pensar só no público, o autor não escreve nada - continua ele.

Na trama, arcanjos e anjos da guarda (o bem, personificado em Custódia, personagem de Cláudia Jimenez) têm de enfrentar as forças ocultas do mal, representada por uma sociedade secreta, liderada pela malévola Ágatha, vivida por Cláudia Raia. As pessoas podem se transformar, vencer seus próprios pecados? É o que questiona a novela, centrada, claro, na história de amor entre a mimada e rica Beatriz (Priscila Fantin) - que carrega todos os sete pecados - e o bom moço Dante (qualquer semelhança com Dante Alighieri, autor de "A divina comédia" não terá sido mera coincidência), interpretado por Reynaldo Gianecchini, que é casado com Clarisse (Giovanna Antonelli). Beatriz vai ter que levar Dante ao inferno, fazendo ele experimentar todos os pecados, para enfim conquistá-lo.

- A Ágatha é da sociedade secreta, é muito misteriosa. Não se sabe de onde vem tanto poder. Ela manipula todo mundo - explica Cláudia Raia.

Dizendo que a gula é seu pecado favorito, Reynaldo Gianecchini desabafa: "errar é humano e cometer um pecadozinho é legal".

- A vida é muito chata se formos só certinhos. Pecado em pequenas doses faz bem - ensina o ator, o taxista Dante.

A inveja atinge Clarice, dona-de-casa, doceira e mulher de Dante (Gianecchini) vivida por Giovanna Antonelli. A personagem será abandonada pelo bom moço, "enfeitiçado" pela fútil Beatriz.

- Ela tem muita inveja da Beatriz. A tem como ídolo. Ela acaba impulsionando o marido, que se corrompe pela personagem da Priscila Fantin - explica Giovanna, que tem uma queda pela gula e pela ambição.

- Desde que dosados, claro - adianta-se a atriz, recém-casada.

Outra tema abordado na novela é o problema da educação no Brasil, focando um colégio mergulhado no caos. Neste núcleo estão Gabriela Duarte e Marcello Novaes.

OS PERSONAGENS E OS PECADOS:

Inveja - Ágatha (Claúdia Raia)

Ira - Pedro (Sidney Sampaio)

Vaidade (soberba) - Rebeca (Elizabeth Savalla)

Preguiça - Família de Rodolfo (Juan Alba)

Gula - Família de Perseu (Zé Victor Castiel)

Avareza - Romeu (Ary Fontoura)

Luxúria - Carla (Mel Lisboa)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]