• Carregando...
Confira os filmes que serão exibidos na Mostra |
Confira os filmes que serão exibidos na Mostra| Foto:
  • The Right Way, dos alemães Peter Fischli e David Weiss, na Mostravídeo

Produções inovadoras e representativas da produção audiovisual do Brasil e outras partes do mundo poderão ser vistas em Curitiba e Belo Horizonte ao longo de todo o mês de abril, como parte da programação da Mostravídeo Itaú Cultural – que, em sua 13.ª edição, segue até novembro. Por aqui, as sessões acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h30, no Paço da Liberdade Sesc Paraná.

Narrativas à Deriva é o nome dado pelo pesquisador de cinema João Dumas a esta primeira parte da Mostravídeo, feita a partir de sua curadoria, devido a um elemento recorrente no filmes: o olhar estrangeiro, seja do próprio cineasta que narra em primeira pessoa ou de personagens à deriva em um ambiente que não é o seu.

No primeiro filme da mostra, Uma História do Vento (1988), o cineasta holandês Joris Ivens parte, ao lado da esposa, Marceline Loridan Ivens, rumo à sua última aventura cinematográfica antes de morrer, em 1989. Eles fazem uma viagem à China para capturar o invisível. No caso, o vento, em uma fábula sobre o cinema com inúmeras referências à cultura do país oriental. "Ivens dedicou boa parte de sua extensa carreira a registrar o trabalho humano, tendo sempre em vista suas implicações sociais e políticas, e dedicou-se em seu último filme a dar um testemunho de seu próprio ofício", diz Dumas.

Os filmes selecionados por Dumas transitam, sem preconceito, entre diferentes formatos, no limite entre o cinema e as artes plásticas, entre a invenção e o registro documental, entre a realidade e o sonho. No dia 8, por exemplo, o nova-iorquino Jem Cohen mistura documentário e ficção para contar, em Chain (2004), a história de duas mulheres submersas em uma sociedade uniformizada.

Há, ainda, filmes dirigidos a quatro mãos. Os suecos Peter Fischli e David Weiss, mais conhecidos no meio das artes plásticas, estarão representados com os filmes The Right Way (1983) e The Point of Resistance (1981). Já os brasileiros residentes em Berlim, Gustav Jahn e Melissa Dullius, exibem, unicamente em Curitiba, cinco filmes sobre viagens.

As sessões de abril se encerram com duas performances da norte-americana Joan Jonas, uma das pioneiras na mistura de videoarte e performance. "Suas performances filmadas questionavam tanto o estatuto do objeto artístico, tornado a cada dia mais efêmero, quanto do próprio artista, já que, agora, solitário diante da câmera, contava apenas com o seu próprio corpo como instrumento de trabalho", diz Dumas.

Serviço:

Mostravídeo Itaú Cultural. Paço da Liberdade Sesc Paraná (Praça Generoso Marques, 189). De 1º de abril a 25 de novembro, sempre às quintas-feiras, às 19h30. Entrada franca. Informações: (41) 3234-4200 e www.sescpr.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]