• Carregando...
Cantor foi o primeiro artista a gravar “Garota de Ipanema”, em 1963 | Divulgação
Cantor foi o primeiro artista a gravar “Garota de Ipanema”, em 1963| Foto: Divulgação

Filho da cantora Dalva de Oliveira (1917-1972) e do compositor Herivelto Martins (1912-1992), o cantor e compositor Peri Martins de Oliveira – o Pery Ribeiro – morreu na manhã de ontem, aos 74 anos, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro.

Segundo a unidade, o músico sofreu um infarto agudo do miocárdio e não resistiu. Pery Ribeiro estava internado no hospital havia pelo menos uma semana. Médicos afirmam que ele tinha suspeita de endocardite uma infecção na membrana da válvula cardíaca ou do endocárdio.

A primeira atuação profissional de Pery foi aos 3 anos, dublando o anão Dengoso no filme Branca de Neve e os Sete Anões, dos estúdios Disney. Sua mãe fazia a voz da Branca de Neve.

Aos 5, participou de Its All True, filme inacabado de Orson Welles rodado no Brasil em 1942. Após alguns discos de 78 rotações, lançou o primeiro de seus mais de 20 álbuns, Pery Ribeiro e Seu Mundo de Canções Românticas, em 1962. Foi também o primeiro artista a gravar "Garota de Ipanema", em 1963. Seus trabalhos mais importantes foram feitos na gravadora Odeon até 1976 e focavam principalmente no repertório de compositores como Tom Jobim e Vinicius, Roberto Menescal e Baden Powell.

Em 2006, publicou o livro de memórias Minhas Duas Estrelas, que serviu de referência à minissérie Dalva e Herivelto, da Rede Globo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]