• Carregando...
A Súbita Companhia de Teatro mistura música e dança comtemporânea em cena, e utiliza os métodos suzuki e viewpoints no espetáculo Vertigem | Eli Firmeza/Divulgação
A Súbita Companhia de Teatro mistura música e dança comtemporânea em cena, e utiliza os métodos suzuki e viewpoints no espetáculo Vertigem| Foto: Eli Firmeza/Divulgação

Com um espetáculo baseado em ideias e metáforas do livro A Insustentável Leveza do Ser, do escritor tcheco Milan Kundera, a Súbita Companhia de Teatro estreia hoje, às 20 horas, a peça Vertigem (confira o serviço completo do espetáculo), em curta temporada no Sesc da Esquina. A montagem abre a 2.ª edição do projeto Sesc EmCena, que seleciona trabalhos de companhias paranaenses por meio de edital e apresentará mais três peças até o mês de outubro.

"É um livro apaixonante e inspirador. Mas a nossa intenção não é passar a história da trama no palco, e sim de se inspirar nas imagens e nos conceitos, para criar uma peça autoral, com a linguagem da companhia", diz a diretora Maíra Lour. Formada por Janaína Matter, Juliana Adur, Otávio Linhares, Alexandre Zampiere e Daniel Kleiber, a Súbita ensaiou o espetáculo por quatro meses antes da estreia, mas trabalhou na concepção do espetáculo por quase um ano.

A companhia tem como característica agregar outras expressões artísticas no palco, como as artes gráficas e visuais, a música e a dança contemporânea. O grupo também estuda e se utiliza dos métodos viewpoints (de improvisação) e suzuki (trabalho corporal) em ce­­na. "A peça mostra muito do teatro físico, algo que já faz parte da nossa linguagem", diz Maíra. Esse é o terceiro espetáculo da Súbita, que já teve Juliana Adur premiada como melhor atriz no Troféu Gralha Azul em 2010, com a peça Coração de Congelador.

Segundo a diretora, Vertigem traz para o palco a reflexão sobre o momento único, em que qualquer passo pode ser decisivo, além de questionar o peso das decisões em nossas vidas. "Tem uma frase, que é a máxima do Milan Kundera, e questiona o significado da palavra vertigem. Para ele, é o desejo da queda, do qual você se defende. Trata do paradoxo entre o medo e o desejo. Essa premissa é o que estabelece o espetáculo". A peça também conta com a colaboração de outros artistas da cidade, como a cantora Edith de Camargo, que responsável pela composição musical.

Curso

No dia 6 de junho, das 13h30 às 17h30, a Súbita Companhia mi­­­nis­­tra uma oficina de Teatro Físico gratuitamente no Sesc da Esquina, abordando os métodos estudados pelo grupo. Serão realizados exercícios de preparação do corpo, dança e de improvisação coletiva. As inscrições podem ser feitas no local e a turma tem vagas limitadas para 30 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]