• Carregando...

Quando abandonou o trabalho de figurinista e cenógrafa de teatro, há 15 anos, Luiza Marques não demorou para se interessar por escultura. Rapidamente descobriu o vidro, material que gerava pouco interesse no artesanato e nas artes locais. Resolveu aprender a trabalhar o material, desenvolvendo um longo processo de aprendizado nutrido pela curiosidade. O resultado da experiência com o vidro, que se estendeu por 12 anos, está na exposição Transparente, aberta semana passada na galeria Noris Espaço de Arte.

A artista conta que a mostra é "uma homenagem ao vidro e ao processo de desenvolvimento do material". "É a primeira vez em que faço um trabalho que responde a esse longo caminho de pesquisa. Nunca fui muito racional, tentando sempre aprender como desenvolver esse processo", explica Marques.

Mostra

A exposição é dividida em cinco partes, promovendo combinações do vidro com outros materiais, como arame, bronze e papel, e diferentes técnicas de tratamento do material. Um das sessões é composta por bacias, que incorporam diferentes cores e movimentos, representando, segundo a artista "o processo de nascimento, e alguma feminilidade".

Outra parte da mostra explora o movimento por meio de variações de formas do vidro. "Uso um forno de cerâmica para trabalhar. Mas é sempre necessário apoiar o vidro em algo. Eu tentei eliminar o suporte para explorar o comportamento natural do material", conta Marques. Pendurando o vidro dentro do forno, o material passou a ganhar formas livres e "derramadas pelo peso e pelo calor", afirma Marques.

Outra seção reúne objetos que mesclam arames e pequenas peças de vidro, que remetem a organismos ou variações de insetos. Também estão presentes o que a artista denomina de "tecidos", pedaços de vidro costurados e dependurados nas paredes.

"É o processo que me encanta. A minha oficina tornou-se um lugar que me absorve, que me entorpece. Tudo isso pelo prazer que é mexer com o vidro", conclui Marques, formada ano passado pela Escola de Belas Artes do Paraná.

Serviço: Galeria Noris Espaço de Arte (Al. Princesa Izabel, 899), (41) 3262-1626. De segunda a sábado, das 10 às 18 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]