• Carregando...
Cena de “Breaking Bad”, a série mais querida. | /Divulgação
Cena de “Breaking Bad”, a série mais querida.| Foto: /Divulgação

O fã de cultura pop no Sul do Brasil está na faixa etária dos 25 aos 30 anos, é homem e tem ensino superior completo. As informações são da pesquisa encomendada pelo Omelete Group que coletou e analisou informações de mais de 1,8 mil pessoas da região sul do país.

Os participantes da pesquisa responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade no último trimestre de 2015.

O Omelete divulgou nesta quarta-feira (24) algumas das particularidades do fã de cultura pop do sul do Brasil:

1. O público

No Sul, 1.834 pessoas participaram da pesquisa. A maioria (43,5%) reside no Paraná, à frente de Rio Grande do Sul (32,5%) e Santa Catarina (24%).

2. A série

“Breaking Bad” ficou à frente na preferência entre a mais amada de todos os tempos, com 29%. Logo em seguida vieram “Friends” (18%) e “Chaves” (12%).

3. Os atores

Robert Downey Jr. (de “Homem de Ferro”) é o ator predileto (com 23%), enquanto Scarlett Johansson (a “Viúva Negra”) é a atriz preferida (25%) – reflexo direto do sucesso dos filmes da Marvel.

Christian Bale no papel de Batman.Divulgação

4. O herói

Apesar disso, o Batman, personagem da DC Comics, aparece no topo como o super-herói mais amado (39%), seguido pelo Homem-Aranha (19,5%).

5. O filme

O filme citado como “o melhor dos de todos os tempos” foi “De Volta para o Futuro”, com 20,5%, diferente da preferência nacional, que elegeu “Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca”.

6. O game

Entre os personagens de games, a preferência foi pelo Mario (30,5%), seguido de Kratos, de “God of War”, com 18% e Lara Croft, de “Tomb Raider”, com 13%.

Cena de “De volta para o futuro”, filme mais votado como “o melhor de todos os tempos”.Divulgação
Como funcionou a pesquisa

Com suporte metodológico da Lúnica Consultoria, a pesquisa anual Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil ficou aberta para participação no portal Omelete.

No Brasil, a resposta de 13.724 pessoas de todas as regiões mostraram algumas surpresas, como a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como o “local” predileto para assistir a filmes – o cinema ainda é o predileto (cinema com 66%, streaming com 21% e TV a cabo com 3%).

Netflix e YouTube são os streamings mais usados (83% e 70%, respectivamente). O (agora extinto) Popcorn Time aparece em terceiro, com 25%. O mais curioso: em 2014, quando foi realizada a segunda edição da pesquisa, 32% não utilizavam nenhum serviço desse tipo.

“O Cinema ainda está em primeiro lugar na preferência do público, mas a ascensão do streaming representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Isso mostra como o serviço está dominando o mercado, e a aposta do Netflix com o tema super-herói gerou a química perfeita”, ressalta Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group.

O Omelete Group engloba o site Omelete, a loja Mundo Geek, o serviço de streaming de histórias em quadrinhos Social Comics e o serviço de assinatura Omelete Box, além da CCXP – Comic Con Experience, maior evento geek da América Latina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]