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Com verba recorde – de R$ 67 milhões – a Petrobras anunciou ontem, no Rio de Janeiro, o início das inscrições de projetos para a edição 2012 do Petrobras Cultural, que contempla 11 áreas, desde produção de cinema até apoio a arquivos e bibliotecas. Dois segmentos são novos: circulação de exposições (R$ 4 milhões, no total) e apoio a artistas, grupos ou redes musicias (R$ 8 milhões).

A solenidade de abertura, comandada pelas atrizes Leandra Leal e Andréa Beltrão, contou com a presença da ministra da cultura, Ana de Hollanda e diretores da empresa. Os projetos aprovados serão divulgados em abril de 2013; festivais inscritos terão resposta antes, provavelmente no início do ano.

De acordo com a gerente de projetos culturais da estatal, Taís Reis, o incremento da verba não terá impactos no orçamento da companhia, e foi possível pelo retorno positivo que a empresa recebe. "Não só no ponto de vista de imagem, como de reputação", disse.

Centralização

Apesar de o programa ser aberto para todas as regiões do Brasil, o principal problema continua sendo a centralização de projetos inscritos e contemplados no eixo Rio-São Paulo, o que reflete, segundo Taís, a concentração de produtoras, companhias e outras entidades culturais nessa região. "A entidade proponente é uma produtora, o que provoca uma concentração." Entretanto, a gerente diz que a realidade, desde o início do projeto (em 2003), vem mudando, com mais inscrições de Minas Gerais, Porto Alegre e Bahia, nesta ordem. O Paraná, até hoje, inscreveu pouco mais de 900 projetos, e teve cerca de 40 contemplados. A região norte ainda é a que menos participa.

Para resolver essas falhas, a estatal instituiu uma Caravana Cultural que passará por várias cidades do país (no Paraná, somente por Curitiba), esclarecendo dúvidas sobre elaboração de projetos, além de buscar profissionais de outros estados para compor suas comissões de seleção.

Convênio

Também foi anunciada na solenidade a continuidade da parceria entre a Petrobras e o MinC na realização de editais: serão, neste ano, 15 projetos apoiados, num valor total de R$ 23 milhões. Estão na lista o Prêmio Carequinha de Estímulo a Circo, a revista Filme e Cultura e a volta do Projeto Pixinguinha, com shows de MPB de artistas consagrados a preços populares (o último foi em 2008). "Já trabalhava no governo e fiz parte deste projeto, que só foi possível com o apoio da Petrobras", declarou Ana de Hollanda na solenidade.

Atraso

Sobre o não-lançamento do Petrobras Cultural em 2011, Taís reconheceu que é difícil para a estatal lançar editais anualmente, por conta dos processos envolvidos. "Os projetos contemplados em 2010 foram patrocinados em 2011 e muitos estão ativos até agora." Ela salientou que a metodologia da empresa de apoio cultural por meio de seleção pública "tem sido propagada por outras instituções públicas e privadas. Agora temos companhia neste cenário." Mais informações em www.petrobras.com.br/ppc.

A jornalista viajou a convite da Petrobras.

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