• Carregando...

Parece nome para constar nas páginas policiais do jornal, mas não é. Tirocínios significa "aprendizado" e denomina a exposição de dois novos artistas contemporâneos, que será aberta hoje, às 20 horas, na Galeria Espaço de Arte. O "palavrão" foi escolhido para provocar estranhamento, sensação que Priscila Rizzo e Angel Maté querem passar ao público, por meio das séries que produziram especialmente para a mostra.

"Quero que as pessoas olhem para minhas obras e busquem dentro delas respostas que não sejam prontas", conta Rizzo, que estuda arquitetura e Belas Artes. Ela expõe cinco pinturas em óleo sobre tela, todas em grandes formatos. "Tenho dificuldades em pintar coisas pequenas, me sinto presa a um espaço limitado", explica.

As cores fortes que utiliza remetem o espectador a uma natureza viva e onírica, que representa a própria busca da artista pela espitirualização, por uma leitura holística do mundo. Rizzo afirma retratar paisagens, que, na verdade, são abstrações geométricas, como retângulos e círculos. "São paisagens minhas. É como vejo o mundo", revela.

A série Giz, de Angel Maté, é formada por trabalhos feitos em um suporte mais próximo das salas de aula do que das galerias de arte e, por isso mesmo, inusitado: o quadro-negro. "Nele, são registradas imagens e escritas rápidas e fugazes, que estarão disponíveis por um curto período de tempo. Tudo pode ser copiado e fotografado, mas são imagens sem pretensão de perenidade", observa Maté, médico que, aos 52 anos, embrenha-se pelo mundo das artes. Os desenhos, feitos com giz, são reproduções de obras-primas de artistas como El Greco, Leonardo Da Vinci, Rembrandt, Rubens e Alma Tadema. A intenção é exercitar a reflexão do espectador sobre a noção de tempo e de valor de uma obra de arte. "São pinturas eternas, mas que não tem nenhuma durabilidade no suporte em que as coloco. Se alguém encostar de leve, leva minha obra na camisa", conta Maté. Para dialogar com os quadros-negros, o artista exibe, em uma outra sala, serigrafias feitas a partir de fotografias das mesmas obras retratadas com giz, mas com interferências em Corel Draw e molduras barrocas.

Serviço: Tirocínios. Exposição dos artistas plásticos Angel Maté e Priscila Rizzo. Galeria Espaço de Arte (R. Alberto Folloni, 1534, Ahu), (41) 3015-6320. Abertura hoje, às 20 hoas. De segunda a sexta, das 9 às 12 horas, e das 13h30 às 19 horas; sábados, das 9 às 13 horas. Até 15 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]