• Carregando...
Philippe Seabra, André X, Txotxa e Clemente tocam todas as músicas de O Concreto Já Rachou no show em Brasília |
Philippe Seabra, André X, Txotxa e Clemente tocam todas as músicas de O Concreto Já Rachou no show em Brasília| Foto:

De todas as bandas que surgiram em Brasília na década de 80, no grupo que ficou conhecido como Turma da Colina – Legião Urbana, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso, entre outras – a Plebe Rude talvez seja a mais indissociável da capital federal. Não foi à toa, portanto, que escolheram a cidade natal para a gravação do DVD Plebe Rude – Rachando Concreto ao Vivo em Brasília.

O guitarrista, vocalista e líder fundador da Plebe, Philippe Seabra, conta que a escolha da data do show não poderia ser mais feliz: gravado em 12 de setembro de 2009, a banda comemorou os 25 anos de seu primeiro e mais célebre disco, O Concreto Já Rachou, e os 50 anos de Brasília. "Demos uma sorte imensa com o tempo, a natureza realmente ajudou com um magnífico pôr-do-sol, típico desse planalto central. Tudo foi de acordo com o plano", afirma.

Da formação original, permanecem apenas o vocalista e o baixista, André X. Na bateria, Txotxa (ex-Maskavo Roots) assumiu o lugar do primeiro baterista, Gutje. O peso extra da Plebe Rude fica por conta do guitarrista Clemente, fundador da banda Inocentes e pioneiro do punk nacional. Seabra diz que a escolha para o substituto de Jander "Ameba" Bilaphra foi natural: "Quando o Jander saiu, precisávmos de alguém para ser o segundo vocal e segunda guitarra, marca tradicional da Plebe. Mas não queríamos um novo Jander, um substituto. Tinha que ser alguém com personalidade forte, que assumisse a coliderança da banda. Clemente foi o nome certeiro. Temos muito em comum".

No show, registrado em DVD, vê-se que a Plebe não perdeu os seus plebeus. Na Ermida Dom Bosco, em Brasília, uma aglomeração de fãs (muitos deles jovens demais para se lembrar do início da banda) cantavam a plenos pulmões todas as faixas de O Concreto Já Rachou – algo que a banda não fazia desde o lançamento do disco. Além de clássicos como "Minha Renda", "Censura" e "Até Quando Esperar", o quarteto também mostra que mesmo as músicas mais recentes – do álbum R ao Contrário, gravado em 2006 com a nova formação – estão na boca dos fãs.

A produção também inclui entrevistas com a banda e clipes recentes das músicas "Aqui se Faz", gravada no cartão postal brasiliense, a Torre de TV, e "The Wake", trilha sonora do filme Federal, com Selton Mello e Michael Madsen, entre outros. GGG

Serviço

DVD Rachando Concreto ao Vivo em Brasília, Plebe Rude. Coqueiro Verde Records. Preço médio: R$ 24,90.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]