• Carregando...

A expressão "caldeirão cultural" já virou clichê, mas serve muito bem para definir a música de André Abujamra. Atração desta noite no Era Só o que Faltava, que comemora seis anos de atividade, o artista sintetiza em seu trabalho sonoridades de (quase) todos os cantos do planeta. Foi assim na reativada banda Karnak, no duo Os Mulheres Negras e no projeto Fat Marley. E não poderia ser diferente em sua carreira-solo. O repertório de Infinito de Pé (2004), seu primeiro CD, é a base do show de hoje.

André Abujamra ainda compõe trilha sonoras (conta com mais de 30 longas-metragens no currículo), produz discos de outros artistas, dirige videoclipes e faz pontas como ator. Mas, acima de tudo, é um pesquisador musical. Costumava viajar pelo mundo carregando um gravador, para registrar sons interessantes. Com o surgimento da internet, passou a colecionar novidades sem precisar sair de casa. "Se quiser ir até o Pasquistão buscar um som maluco, eu vou", diz o músico paulistano, que pretende lançar ainda neste ano seu segundo CD-solo, Retransformafricando. A entrevista completa com ele sai na edição deste domingo do Caderno G.

Entre os instrumentistas que acompanharão André Abujamra está o baterista Curumin. Ex-integrante da banda de apoio de Arnado Antunes, ele faz uma jornada dupla nesta noite. Antes do show principal, apresenta-se com o grupo Curumin and the Aipins, uma das gratas revelações da nova cena musical brasileira. O suingue é o combustível de uma sonoridade que mescla samba, funk, reggae e programações eletrônicas. Seu disco de estréia, Achados e Perdidos (2003), passou batido no Brasil, mas chamou a atenção de diversas publicações estrangeiras. Para co-nhecer o trabalho, acesse a página da banda no site My Space, o "Orkut da música" (www.myspace.com/curumin). Abujamra também está lá: www.myspace.com/andreabujamra.

Serviço: Show com André Abujamra e Curumin and the Aipins, no aniversário de seis anos do Era Só o que Faltava (Av. República Argentina, 1.334), (41) 3342-0826. Hoje, a partir das 22 horas. Ingressos a R$ 15 e R$ 10 (200 primeiros).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]