• Carregando...
O cineasta Roman Polanski | Gonzalo Fuentes / Reuters
O cineasta Roman Polanski| Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters

O cineasta Roman Polanski voltará à Suíça no dia 27 deste mês para enfim receber uma homenagem no Festival de Cinema de Zurique, onde foi detido pela polícia local há dois anos.

A organização do Festival, que será realizado entre 22 de setembro e 2 de outubro, informou nesta quinta-feira que Polanski, de 78 anos, receberá o prêmio pelo conjunto de sua obra, o que deveria ter acontecido em 2009.

"Estamos muito orgulhosos e nos sentimos realmente honrados de finalmente poder receber Roman Polanski em Zurique. Admiramos sua obra e estamos felizes por entregar este prêmio de honra que ele tanto merece", afirmaram os organizadores em comunicado.

O cineasta franco-polonês foi detido no dia 26 de setembro de 2009 ainda no aeroporto de Zurique. A prisão do cineasta partiu de uma ordem emitida pelos Estados Unidos, onde o cineasta enfrentava um processo por abuso sexual. A acusação foi feita em 1977, quando o diretor supostamente teve relações com uma jovem de 13 anos.

No ano seguinte, o cineasta chegou a ser preso. Porém, antes de ser condenado, Polanski conseguiu fugir dos Estados Unidos para buscar exílio na França, onde passou a viver.

Depois do episódio de 2009, no aeroporto de Zurique, Polanski permaneceu sob prisão domiciliar em sua casa no vilarejo de Gstaad, localizado no sudoeste da Suiça. O diretor permaneceu detido até as autoridades judiciais suíças rejeitarem o pedido de extradição enviado pelos Estados Unidos.

As autoridades judiciais suíças explicaram que a rejeição do processo de extradição não foi para proteger Polanski. A anulação foi concedida porque os Estados Unidos não enviaram toda a documentação que havia sido solicitada. Além disso, a própria vítima, Samantha Geimer, também já havia pedido o arquivamento do caso, alegando que afetava sua vida particular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]