• Carregando...
Reformas devem continuar em 2015 | Daniel Derevecki/Arquivo/ Gazeta do Povo
Reformas devem continuar em 2015| Foto: Daniel Derevecki/Arquivo/ Gazeta do Povo

2014 foi um ano crucial para Biblioteca Pública do Paraná (BPP), tanto em aspectos estruturais, quanto em matizes editoriais. Não que o espaço, localizado ali no comecinho da Cândido Lopes, estivesse em regime de estagnação – o Cândido, por exemplo, importante veículo literário do país, de circulação mensal, já conta com 40 edições ininterruptas. Um projeto, como o Um Escritor na Biblioteca, foi retomado após quase trinta anos de escuridão.

O que houve foi o fortalecimento do selo Biblioteca Paraná, que nesta temporada publicou onze livros, de antologias aos vencedores do Prêmio Paraná; e a continuidade nas reformas do espaço físico, que estava visivelmente defasado.

"Nós conseguimos, em 2014, fortalecer nossos produtos editoriais, criar uma agenda cultural e conciliar nosso projetos atuais com o resgate gradativo da memória literária paranaense", alega Rogério Pereira, diretor da BPP.

Neste eixo, três momentos marcaram a temporada. Primeiramente, a BPP trouxe à praça 60 edições fac-símile do Nicolau, que, ao lado da Joaquim, de Dalton Trevisan, é uma das importantes publicações impressas de nossa trajetória cultural. Também publicou Ficções, inédita reunião de contos de Newton Sampaio; e as antologias 48 Contistas Paranaenses (organizada por Luiz Ruffato) e 101 Poetas Paranaenses vol. 1 e vol. 2, ambas organizadas pelo crítico Ademir Demarchi.

Estrutura

De um modo mais amplo, Pereira, ao se referir à expansão das atividades literárias internas, remonta a um processo que iniciou em 2011, primeiro ano de sua gestão: a modernização da biblioteca, que sequer contava com fiação elétrica adequada e rede wireless para seus usuários.

O prédio atual, que completa 60 anos hoje, recebeu pintura nova e vem, aos poucos, adquirindo novos equipamentos. "Este quadriênio foi voltado para melhorias estruturais. Precisávamos atualizar nossa rede, estabelecer formas do usuário se conectar de modo mais profundo com o local, e não apenas para emprestar e devolver livros. Foram avanços que estão, aos poucos, propiciando um ambiente mais favorável e produtivo", afirma.

Para 2015, a meta da instituição é de publicar 12 obras, e dar continuidade à reforma da casa. "Vamos manter o que vem dando certo e investir mais em estrutura. Temos que trazer a Biblioteca ao seu tempo", completa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]